Sentimentos, corpo e alma

Nosso pensamento tem muita força! Isso vem sendo comprovado em diversos segmentos de estudiosos e cientistas.

Quando pensamos com raiva em alguém , nosso sentimento não fará efetivamente nenhum mal a essa pessoa, mas causará grandes danos a nós mesmos, no nosso corpo físico e nosso espírito.

Mas a raiva não é um sentimento sempre negativo. Pessoas espiritualmente menos esclarecidas irão transformar essa raiva em atitudes agressivas e até criminosas. O problema nesse caso não é o sentimento em si, mas a falta de preparo e conhecimento de quem o sente.

Somos humanos e espíritos em processo de evolução e aprendizado. É muito difícil conter a raiva diante de injustiças, diante de maldades que vemos sendo cometidas diariamente, diante de situações onde pessoas sabidamente movidas por más intenções, acabam tendo êxito em suas ações. As traições também nos deixam com raiva, a fofoca, enfim, em um mundo de espíritos imperfeitos vamos nos deparar com tudo.

É natural que isso gere uma revolta, mas o que fazer com esse sentimento?

Transmutar essa raiva em combustível que nos impulsione cada vez mais em direção às boas realizações que nos direcione exatamente para o lado oposto de tudo aquilo que consideramos negativo.

Alimentar a raiva e a revolta por si só desencadeia uma energia negativa capaz de gerar em nosso corpo doenças que nos surpreendem e que podem se desenvolver até casos graves.

Acho que é fundamental cuidarmos do nosso corpo e da nossa saúde física. Olharmos para nós mesmos com respeito e amor, cuidando de nós com muito carinho.

Mas poucos param para pensar em outras causas de morte que parece que passam invisíveis aos nossos olhos materialistas.

O medo pode matar!

Não o medo justificado da violência que, infelizmente, pode estar no caminho de qualquer um. Esse é um medo natural e necessário até para que tomemos os devidos cuidados. Me refiro ao medo da vida. O medo que nos impede de buscar nossa felicidade verdadeira e autêntica. O medo que paralisa nossas ações nos mantendo em uma situação que nos faz sofrer.

A humilhação pode matar!

A crueldade de expôr a situações de constrangimento alguém em condição de alguma forma vulnerável, com atitudes ou palavras de descaso e humilhantes, pode causar tantos danos ao outro que apenas um momento de reflexão sobre as consequências desse tipo de atitude deixaria qualquer um realmente chocado.

A culpa pode matar!

Somos responsáveis por nossas ações, e cuidar do que pensamos e da forma como agimos já requer muito cuidado e atenção, nem sempre é fácil. Mas ter ainda que carregar o fardo da culpa pelo que os outros sentem e fazem com suas vidas, é pesado demais. E pior é querer impôr ao outro a responsabilidade pelo que nos acontece.

A tristeza pode matar!

Perder a referência, a motivação, a esperança, pode levar a um caminho sem volta. Prestar atenção em todas as bençãos que possuímos é o elixir para afastar a tristeza. Principalmente aquelas bençãos maravilhosas que fazem parte do nosso cotidiano e que, por estarem sempre alí, nem damos mais atenção à elas.

A raiva pode matar!

Nutrir o ódio, o desejo de vingança, a inveja, é realmente como diz o dito popular "tomar veneno e querer que o outro morra".

Enfim, todos esses sentimentos matam tanto quanto os excessos físicos que cometemos.

Um estudo muito interessante foi feito sobre como nosso corpo reage a diversas emoções. Veja no link: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/01/estudo-mostra-reacoes-do-corpo-humano-cada-tipo-de-emocao.html

Vamos dar ao nosso espírito tanta atenção quanto damos ao nosso físico. Vamos fazer uma dieta DETOX na nossa alma.

Outro dia uma pessoa muito próxima mencionou acertadamente, que ir ao psicólogo deveria ser tão comum quanto ir ao oftalmologista ou ao dentista.

Cada um deve buscar seu caminho, mas todos devem cuidar de sua alma da melhor maneira.

Vamos então alimentá-la com sentimentos leves e com amor.

Detox na alma e alegria já! A vida espera por nossas boas e felizes realizações. Nós podemos!

Muito amor, muita Paz e Luz.