Dificuldade em Servir a Deus

Dificuldade em Servir a Deus

Josué 24:15

Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei, hoje, a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cujas terra habitais. EU E A MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR.

Todos os seres humanos querem ser de Deus, porque é uma coisa boa, e fomos criados para esse propósito. De certa forma, fazem até um pequeno esforço; mas, na maioria das vezes não é suficiente para chegar à plenitude que o Senhor deseja; sendo o maior agravante, os prazeres que o mundo oferece; de maneira que é mais forte que o chamado Divinal. Não, que a convocação celestial seja fraca; mas, a saga que o homem tem pelo pecado, razão essa que a pobre humanidade tem perecido desde o começo da criação.

Normalmente apresentam os seguintes motivos, que são responsáveis pela dificuldade de servir a Deus:

01) Desanimo

Mateus 11:28-29-30

28 – Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarrados que eu vos aliviarei.

Todo líder de equipes, exércitos, empresas e em especial os das Igrejas evangélicas, sabem bem que o desanimo é a pior coisa que pode acontecer. Tendo em vista que um grupo desanimado configura o primeiro passo para uma derrota.

Quando o desanimo acontece na esfera espiritual temos a tendência de desenvolver uma fobia pelas coisas de Deus; e ao mesmo tempo caminhamos pelas sendas da depravação moral e espiritual, gerando uma seqüência de ações que nos separa eternamente do Senhor Jesus Cristo.

2) Perseguição

João 16:33

Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo tereis aflições; mas tende bom animo; eu venci o mundo.

Quem nunca passou por uma perseguição?

É comum passarmos por algum momento critico; mas quando seguimos a Jesus, a vida torna-se um pouco dura para os que abraçam a nobre causa do Reino de Deus.

Aumenta a perseguição e a discriminação pelos cristãos, cumprindo o que o nosso Mestre vaticinou que no mundo teríamos aflições; mas a certeza que venceremos está na ressurreição do nosso salvador.

Independente de sermos cristão ou não, passamos por alguns infortúnios; todavia aos militantes de Cristo estão mais expostos a essas tribulações. E assim, os que têm uma visão terrena e limitada, perecem ao ponto de perderem a salvação eterna. No entanto que a nossa mente, alma e coração estejam ligados com o Senhor Jesus.

3) Os falsos Pastores * “Não se escandalize!”

Mateus 24:4-5

04 – Jesus respondeu: Vede que ninguém vos engane.

05 - Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos.

Normalmente as pessoas pensam que o diabo se manifesta de uma forma horrorosa para afugentar ou assustar; e erroneamente são ensinadas que o tal mora nos cemitérios e casas mal assombradas. Vou dizer uma coisa que pode chocar a muitos: “O diabo faz as maiores manifestações no meio do povo de Deus”. Motivo pelo qual Jesus Cristo disse que ele enganaria a muitos, fazendo menção a sua Igreja para que cada salvo tivesse todo cuidado.

Ora, o inimigo das nossas almas não está interessado naquele que está preso no pecado, porque esse não oferece cuidado. O mesmo está em cadeia de condenação.

Agora os falsos mestres (ministros do diabo), vão se infiltrar no meio dos cristãos, para tragar o maio número de eleitos que ele possa. Dessa forma, ele trabalha sorrateiramente para enganar os escolhidos de Deus e por incrível que pareça os mesmos estão vestidos de pastores, com Bíblia nas mãos, aparecida garbosa, mas ocultamente ensinando heresias aos crentes que negligenciam a Palavra de Deus.

Então, devemos ter todo cuidado para não sermos seduzido por falsas igrejas e pastores que se intitulam de cristãos, quando na verdade são lobos devoradores das ovelhas do Senhor

3) Apego ao mundo *

I Epístola de João 2:15-16

Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele;

16 – Porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida.

O mundo foi criador para desfrutamos dele, e não existe nada de errado ao viajarmos a praia, fazendas, rios e as outras cidades. Todavia, devemos nos resguardar do pecado que está oculto nas diversas áreas da vida.

Quando o apostolo João fez citação que não amassemos o mundo, estava referenciando o pecado e os desejos maléficos da carne.

Lendo o Evangelho: João 3:16; encontramos o próprio João mostrando que Deus amou o mundo de uma forma profunda. E quando falou do mundo, estava se referindo a todos os homens. Contudo, devemos entender a Bíblia Sagrada para não cairmos nos ensinamentos heréticos dos falsos pastores. Vejamos o versículo:

João 3:16

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Temos que viver neste mundo porque isso é um dom de Deus o qual chamamos de vida; porém, devemos observar a tríade pecaminosa que o apostolo João advertiu. São elas:

• A concupiscência da carne - Desejo demasiado da carne;

• A concupiscência dos olhos ¬– Olhos malignos que só observam imoralidade, lascívia, luxuria ambição e ações semelhantes;

• E a soberba da vida – Pessoas que estão presas a vida terrena e se comportam como se Deus não existisse; acham que serão jovens eternamente e nunca morrerão.

O nosso mundo é algo muito bom, mas não devemos ter a mente escravizada as coisas terrenas; e sim aproveitar tudo que Deus nos galardoou e está a disposição de nosso chamado a adoração ao nosso Criador, porque fomos gerados com o propósito maior do que imaginamos. E os prazeres da carne são passageiros produzindo doenças e separação de Jesus Cristo. Vejamos alguns que foram citados pelo apostolo Paulo quando escreveu a Galáxia.

Epistola de Paulo aos Gálatas 5:19-20-21

19 - Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem;

20 - idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções

21- e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.

Temos que resistir a nossa vontade bestial que é inspirada pelo diabo

Epistola de Tiago 4:7

Sujeitai-vos , a DEUS; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

Por fim, vamos ter o ultimo motivo neste pequeno estudo que dificulta o pecador de servir a Deus, que é:

4) A Timidez ou Vergonha * Também é uma Dificuldade de servir a Deus

Apocalipse 21:8

Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.

Marcos 4:40

Jesus lhes disse: porque sois assim tímidos? Como é que não tens fè?

(evento quando acalmou a tempestade)

II Epistola de Paulo a Timóteo 1:12

E, por isso, estou sofrendo estas coisas; todavia, não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que Ele é poderoso para guarda meu depósito até aquele dia.

Algumas Bíblias da atualidade estão trocando a palavra tímido por covarde, com a inspiração maligna de condenar muitos fieis a Deus, os colocando em uma timidez exacerbada, e pensando que essa ação não trará danos algum a sua existência.

Vamos glorificar a Deus em todo tempo e lugar não permitindo que nada venha atrapalhar a nossa comunhão com o Criador de todas as coisas, tendo o mesmo colocado uma atenção especial para com o homem ao ponto de colocar a sua imagem e semelhança.

A dificuldade de servir a Deus seja colocado por terra o nome de Jesus seja exaltado em toda terra.

Salmo 33:12

Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo que Ele escolheu para sua herança.

Presbítero Robson Colaço de Lucena