Nada melhor do que conhecer a si mesmo, identificar os desejos, o porquê das tristezas, pensamentos negativos, fraquezas, medos, dificuldade no relacionamento, seja no seio familiar ou trabalho, e/ou de modo geral.

Identificando tudo que incomoda, vale trabalhar esses pontos, pois nada pior do que ser uma pessoa indesejada que descarrega suas frustações no primeiro que encontra, e se a vítima não for uma pessoa controlada, surge aquele desagradável sobe e desce do salto, e ambos ficam no chão.

Creio que, no mais das vezes esse tipo de pessoa que parece viver de mal com o mundo e com todos, seja dotada de certa dose de inveja. É preciso ser pelo menos simpático para com todos. Ser gentil é prioridade. 
 
É isto que chamamos de auto reconhecimento, na verdade, descobertas se não forem positivas, até são difíceis de aceitar é um processo dolorido, e é exatamente essa lapidação que precisa ser trabalhada com seriedade, coragem e muita verdade.
 
É impossível viver bem com nossos semelhantes sem tolerância. Nossos pais, irmãos, amigos e colegas de trabalho, enfim... Todos que nos cercam merecem o mesmo tratamento que gostaríamos de receber.

Ideal comportamento para, pelo menos, termos a consciência de que devemos sempre doar mais do que receber.

Viver é uma grande arte, é preciso ser criativo e concencioso para transformar as adversidades que a vida impõe, pois, até os dissabores transmitem valiosas lições.

Se pensarmos num jardim florido, é possível sentir aroma agradável, se canalizo energias negativas, todos os  sentimentos serão contaminados e tudo azeda.