PERDÃO E PERDOAR

Hoje acordei com uma vontade de me expressar, mas não para as pessoas que me leem, nem tão pouco para as que me escutam, quero soltar minha voz, minhas palavras, meus versos, no que preconiza a razão mais importante e fundamentalista das nossas vidas, o "PERDÃO".

Sentimento esse que corrói, enferruja os nossos exercícios e práticas, de olharmos as pessoas de uma forma mais branda, tenra e humana.

Somos falhos pelo princípio básico de sermos perfeitos pela criação de Deus, mas imperfeitos pelas nossas conveniências, nossos egocentrismos, nossos complexos de sermos e pensarmos em estar acima de todos. Sempre buscamos argumentos para justificar um erro cometido, um deslise, tudo que nos torne mais leve, para que nossa culpa não nos sobrevenha com todo o pesar, o qual propiciamos gerando tais situações de constrangimentos, as quais os rumos se enverguem por medo de nos exteriorizarmos, passando as pessoas o quanto somos falhos e imperfeitos. Assim, vamos nos protegemos de nós mesmos, sempre a titulo de justificar, encobrindo nossos erros de personalidade e principalmente de caráter.

Perdão, uma palavra em desuso, que, quase não sofre atualizações, pois os conceitos e visões se misturam aos valores, os quais estão totalmente distorcidos, invertidos.

Se não houver "Perdão", teremos guardado e enclausurado a "Mágoa", sentimento este que se acumula, agregando "deficit" de alegria, felicidade, bem estar, compaixão e principalmente AMOR.

Erros cometemos a todo o momento, cabe-nos avaliarmos, e termos a devida sensibilidade de assumirmos tais precipitações, de forma que não hajam consequências as quais possam gerar conflitos, nos deixando a mercê, do que muitas vezes impensadamente fomos insanos.

Mágoa é como darmos veneno a um pessoa, mas quem morre somos nós. Mágoa nos torna imprudentes, duros, mal humorados, insensíveis.

"Perdão", palavra essa, que percebe um poder grandioso, superação de nós mesmos, ter o Perdão, é como abrir um caminho fechado pela vegetação, pelo mato nocivo, ou andar em um campo minado e ter a certeza que chegaremos no lugar desejado sem medo, sem receio de nada, pois o "Perdão" resgata nossa essência original, nosso reencontro, nossa inteligência emocional, o verdadeiro equilíbrio fundamental que precisamos.

Erros inconsequentes precisam ser analisados, avaliados com critérios e sabedoria da interpretabilidade. Estaremos sempre nesse vão, entre errarmos e perdoarmos. Perdoar, é nos colocarmos no lugar da outra pessoa, e tentarmos pensar como ela, ter uma avaliação mais ampla e sábia dos fatos. Propiciaremos assim uma escolha, o qual o "Perdoar", será medido pelo grau do nosso autoconhecimento de avaliar a vida, com os olhos desprovidos de julgar as pessoas por critérios pessoais e, altamente conveniente.

Cometemos também erros conscientes, os quais premeditadamente vamos incontestavelmente prejudicar alguém, para que os nossos anseios e desejos sejam realizados, não nos importando com as consequências que acarretarão, face nossa atitude. Porém haverá um momento, que na claridade do nosso arrependimento, reconheceremos como fomos cruéis, injustos e desleais, mediante aquela situação. Agora estamos do outro lado, não buscamos perdoar, mas, buscamos agora o "Perdão".

Perdoar e ter o Perdão, são situações diferentes, mas porém, ligadas pela sabedoria de viver, pelo ato de sermos e estarmos em constantes mudanças interiores, e elucidarmos o que sempre será elo de ligação da raça humana, Amor...