O amor de Deus ao necessitados

"Portanto,ó rei aceita o meu conselho e põe termo pela justiça em teus pecados e em tuas iniquidades usando de misericórdia para com os pobres,talvez se prolongue a tua tranquilidade"

Daniel 4.27

Essas palavras encerram a revelação de Deus a Daniel arespeito do sonho so rei Nabucodonor.O rei sonhara com o futuro de seu governo.

Nabucodonosor foi um monarca que presenciou grandes maravilhas de Deus.Essa não foi a primeira vez que ele chamou o sábio hebreu para interpretar um sonho.Entre os dons recebidos por Daniel da parte de Deus havia o de interpretar sonhos.Além disso o rei presenciou o extraordinário livramento que Deus deu a Sadraque,Mesaque e Abede-Nego n afornalha de fogo(Daniel capítulo três) .Talvez assustado com o poder de Deus nesse evento ele emitiu um decreto ordenando respeito ao Deus dos três sábios que miraculosamente escaparam das chamas da fornalha.Mesmo assim o rei não se converteu e continou em seus maus caminhos.

Acredito que Deus lhe deu outra chance na ocasião que abre essa reflexão.

Sem duvida Deus amava incondicinalmente esse rei e também ouvia ao oração de Daniel e seus amigos.

O Altissimo envia outro sonho,permite que Daniel o decifre e deixa claro o caminho para que o rei não perca sua saúde mental e seu império.A punição ao rei se não ouvisse Daniel seria viver sem saúde mental campos.

Entretanto essa puniçao não ocorre na mesma hora....

Deus dá ao rei o prazo de um ano pra mudar.Mas o que mais me chama a atençao nessa passagem é que Daniel aconselha o rei ser misericordioso com os pobres,Não se trata de nenhuma figura de linguagem.O texto fala de pobres mesmo,pessoas sem recursos que o rei provavelmente explorava.Perceba que entre todas as iniquidades do rei,apenas uma é mencionada,talvez a mais grave,a falta de misericórdia com os pobres.Daniel não fala por si.Ele não fazia parte dessa classe social.Ele era um nobre judeu profundamente instruido,fazia parte da corte da Babilônia onde tinha um cargo do mais alto escalão.Daniel lembra ao rei tenha misericódia dos pobres,não dos ricos e nem dos sábios.Sabe por que Daniel fala sobre isso?POrque o primeiro sinal de uma pessoa convertida é o amor ao s necessitados,amor puro e real,de chorar com os que choram,amor profundo expresso em gestos que vão muito além de levar sopa numa noite fria aos moradores de rua apenas para impressionar a igreja e o pastor.Deus ama profundamente os mais necessitados e injustiçados da sociedade,o Altissimo nunca se esquecu dessas pessoas.Se você ler toda a Bíblia vera muitas referencias aos mais vulnervaeis na esfera social,pobres,orfãos viúvas.Isso é inegável.Atualmente poucos pregadores falam sobre os pobres.A Teologia nos trouxe a convicção que é pecado ser pobre.As pessoas mais necessitadas da Igreja tem vergonha de sua condição,pois são vistas como pessoas não abençoadas nem amadas por Deus.

Não importa se elas são bonitas,sábias,tem saúde e talento,elas são excluidas por falta de posses materiais.Muitas Igrejas foram corrompidas pelo espírio do Capitalismo e por teologias e dogmas que não constam na Biblia.Muitas Igrejas parecem até clubes sociais,onde as pessoas vão a eventos que envolvem dinheiro o tempo todo.Mas nem todos dispõe de tanto dinheiro,nem todos podem participar de passeios e festas caras.Aqueles que não podem tornam-se marginalizados além de na socieade também na Igreja que os deveria acolher.

Em parte alguma da bíblia está escrito que é pecado ser pobre ou que os pobres não herdarão o reino dos céus.Como reage você ao perceber alguém numa situação vulnerável financeira?Você reage com carinho e compaixão ou com horror e desprezo?Duas vezes cedi minha casa para grupos de oração.Duas vezes rejeitaram por ser pobre demais.Uma dirigente chegou dizer que o grupo de oração ao ver nossa casa veríam que não éramos abençoados.Jesus escolhia as casas mais ricas para frequentar?Jesus foi a pessoa mais humilde que os evangelhos registraram.

Jesus não era soberbo,nem fazia acepção de pessoas,tratava todos com igualdade e carinho.

Quanto ao versiculo que abre essa reflexão o rei não ouviu Daniel,ele não foi bondoso com os pobres.Sua majestade continou no seu caminho de egoismo,maldade e soberba.Um ano depois ele perdeu sua sanidade mental e seu reino.Só voltou ao seu juizo ao reconhecer a grandeza de Deus ,o rei precisou se arrepender.Hoje as igrejas estão repletas de loucos,alguns perderam sua saúde mental e emocional por se afastar do real propósito de Deus.Eles buscam nas drogas lícitas da moderna medicina o seu alivio.Mas não encontarão.Muitos como Nabucodonosor perderam seu juizo e seu reinado.

Ironicamente o desemprego o dinheiro os preocupa.Nem perceberam ter perdido o essencial.Seu reinado já passou.

E eles caminham loucos,sem sua coroa pisando nos pobres que Deus tanto amou