Sucesso

Sucesso

O sucesso real contínuo e ao alcance de todos.

Como é possível obter o sucesso, mantê-lo e democratiza-lo?

PROPEDÊUTICA

Vi vim e venci. Esta é uma frase de um grande imperador romano; quando alcançou seu sucesso. Conta à história, que ele estava longe, quando percebeu uma possibilidade de vitória. Foi em direção a ela e a conquistou. Nota-se que há coisas a serem feitas ou seguidas até que se alcance o tão querido sucesso. Fazendo um pouco de esforço percebe-se que o sucesso requer algum tempo: para ver, perceber, se deslocar, tempo para uma tomada de consciência de tudo envolvido no processo. No caso do imperador romano, haveria uma batalha sangrenta a ser travada; e após o sucesso. Esse processo estava condicionado a uma serie de outros fatores: planejamento e estratégia de guerra, deslocamento de tropa cavalos, todo arsenal e material bélico, havia também fatores psicológico, a motivação dos soldados, pois muitos iriam morrer em batalha colocando fim a todos os seus desígnios. É desse tipo de sucesso que se pretende falar nessa obra, um sucesso que depende do esforço e capacidade humana, sem querer desprezar: o acaso, a sorte e Deus. Um sucesso que estar ao alcance de todos, inclusive dos fracos, necessitados, desamparados, desesperado, que está concentrado nessa introdução. Más como? Este é o objetivo dessa presente literatura, demostrar, provar e explicar como chegar ao sucesso que contempla a todos, um sucesso plenamente alcançável, seja qual for a magnitude. Desde que a pessoa aspirante tenha atitude de coragem, fé, perseverança para melhorar sua vida, trilhando seu caminho, guerreando com inteligência, conhecimento, bravura as suas batalhas, sem medo de ser feliz sabendo que a vitória está garantida.

Uma abordagem cientifica para se alcançar o sucesso

Alguém falou uma vez que são as perguntas que movimentam o mundo, pensando nisso elabora-se algumas perguntas para nortear a presente obra. É possível alcançar o sucesso? Vai se partir da premissa de que é sim possível alcançar o sucesso. E isto leva a mais perguntas, tais como: Quando? Quanto tempo levará? Como? Por onde começar? Qual recurso disponibilizará? Quanto custa? Quais capacidades, habilidade precisará desenvolver? Para se alcançar o tão desejado sucesso. Certamente haverá muito mais pergunta a serem respondida no decurso dessa obra. O presente tratado mostrará vias consistentes para se alcançar o sucesso. O sucesso é uma coisa que todas as pessoas gostariam de ter ou alcançar, porque satisfaz bem o ego, atrai também fama, bem como os olhares de aprovação e exaltação da sociedade, principalmente da sua elite, os vitorioso são bem queridos e lembrados por ela, quanto, porém aos fracassado, um desprezo sem misericórdia no mínimo. De fato, ninguém quer saber por que alguém fracassa ou fracassou, e sim como a pessoa alcançou o seu sucesso, a vitória. Não são poucas as literaturas existentes sobre o assunto. Sendo esse tema de grande interesse no mundo contemporâneo. A proposta inicial é oferecer uma abordagem cientifica para esse tema, visando dar maiores consistência para a solução do problema, crer-se que a partir dai achasse-a o segredo do sucesso, Más o que é sucesso? O que é fracasso? Será que há uma estreita ligação dicotômica inversamente proporcional entre o sucesso e o fracasso. Entende se que o caminho a ser percorrido para o fracasso é inversamente proporcional ao sucesso, logo se conhecendo o primeiro, pode-se conhecer e percorrer o segundo. O dicionário trás as seguintes definições para a grafia sucesso; acontecimento fato resultado feliz, conseguir grande êxito. Já o fracasso define-se como; malogro, insucesso, desastre, desgraça, não ir avante, e falando de fracasso lembra-se de Tomas Edson, o inventor da lâmpada. Diga-se de passagem, que fracassou milhares de vezes, antes de obter êxito. Vede como na história de Tomas Edson o sucesso e o fracasso apareceram juntos, numa relação quase simbiótica, detalhe; o seu ajudante perguntou, você não vai desistir? Já fracassou milhares de vezes. Ao passo que respondeu: agora eu sei milhares de vezes de como não fazer uma lâmpada, pelo que vimos nas definições e na pequena história que tanto o sucesso quanto o fracasso estão ligados às atitudes das pessoas, e isto é fato. Há também outra coisa que aparece tanto na historia quanto na definição do dicionário (não ir avante) na historia há um principio de fracasso, porém não sua consumação. Porque ele se recusou a desistir. E o resultado disso é esta maravilha de invenção agora melhorada. Mas qual o caminho para se percorrer para se chegar ao sucesso? Para responder a essa pergunta faz-se necessário uma introspecção para localiza-se no tempo e espaço, isto é: Quem é você? Qual o seu status? Quais são suas posses? Habilidade? Capacidades? Em fim, tudo mais que poderá precisar para alcançar o sucesso desejado e planejado. E preciso sair de algum lugar e possuir alguma coisa, ainda que essas coisas sejam mínimas e básicas. Pode-se afirmar com certeza: todas as pessoas que alcançaram seu sucesso saíram de algum lugar ao mesmo tempo em que possuíam alguma coisa. O que se vê até aqui são elementos puramente físicos racionais dentro de condições humanas, inúmeras vezes previsíveis.

Gêneses do sucesso

Como se disse localizar-se no tempo e no espaço é primordial para começar a ter sucesso. Em que era está se vivendo, como é o local e o sistema que regem o presente momento, o que se está tentando dizer é: que sem conhecer o presente mundo e como o mesmo funciona é impossível chegar ao sucesso ou evitar-se o fracasso. Hoje se está num mundo chamado civilizado, sistematizado regido por diversas instituições. E cada uma com influência significativa no cosmo, habilidades modernas são extremamente importantes (leitura, escrita no mínimo) processamento de informação em tempo hábil, e isto é fato. Um grande exemplo do que se está falando são as empresas principalmente as multinacionais (para se estalarem fazem um estudo aprofundado de tudo e de todos que podem contribuir ou dificultar ou impedir seu sucesso) o resultado de toda essa cautela e planejamento já se sabe. No livro de Maria Elisabete Assunção, intitulado Problemas de Aprendizado, em um trecho que fala sobre a leitura e a escrita, ela diz que: para se alcançar o sucesso da alfabetização, faz-se necessário: adquirir ou ter os pré-requisitos da leitura e escrita, um desses requisitos é; prontidão para aprender. Tomando-se essa ideia como base, pode-se pensar que existe um pré-requisitos para o sucesso, sendo a prontidão para aprender também útil para se alcançar o sucesso, ou pode-se dizer prontidão para o sucesso.

A GRANDE IMPORTÂNCIA DO QUERER

Existe um ditado popular que diz: querer é poder, pode-se considerar isto um principio de aquisição ou uma primeira motivação. Atentando para o significado de querer (ter a intenção ou vontade de; exigir; almejar, ambicionar; trabalhar por ;desejar adquirir; possuir; pretender; sentir afeição estimar; ter ou manifestar vontade ferrenha;...) o querer tem força para desencadear uma serie de ações que contribuirá com o alcance do sucesso. O querer está ligado a motivação, algo muito importante e de grande estudo na Psicologia moderna, no qual pretende-se dedicar uma parte especial nesse livro. Sabe-se que muitos e grandes empreendimentos, e por que não dizer todos nasceram do pensamento de alguém, pelo que sem ninguém desejar ou querer nada pode existir, e isto é fato. Logo se não houver um grande querer por parte da pessoa que aspira. O sucesso não chegará. Crer-se que o desejo vem antes de qualquer realização, e agora se passa a transcrever alguns trechos da bíblia que demostram isto. ”quando viu Jesus, prostrou-se rosto em terra, dizendo: se quiseres pode purificar-me. Jesus estendeu a mão dizendo; quero. seja purificado! e imediatamente a lepra o deixou.”... ”pois é Deus que efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele. ”a esperança que se retarda deixa o coração doente, más o desejo satisfeito é árvore de vida....”....”o desejo satisfeito agrada a alma...” portanto é dentro de cada um, ou de alguém que o sucesso ou o fracasso começa a ser gerado. Para alguma coisa vir a se consumar ou existir alguém pensou e trabalhou para isso, ainda que não seja a pessoa atingida ou beneficiada. São nos pensamentos que tudo que existe ou passou a existe teve o seu começo.

Duas histórias de fracasso, mas também de sucesso.

A primeira história chama-se: Em busca da felicidade. É de um fracassado que mora na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos das América, ele era casado e tinha um filho, tinha um emprego, mas logo foi mandado embora, pegando a indenização que ganhara, e empregando tudo na compra de um aparelho para revender. Mas logo percebera que não seria fácil revender aquele aparelho, sendo pobre, morando de aluguel, agora não tinha nem o emprego nem a indenização. Então uma angustia passou a atormentá-lo juntamente com todos os problemas que se seguia. Ele conseguia vender no máximo um aparelho por mês, isto quando as vendas estavam boas. Nesse ínterim perdeu o carro, por tomar tantas multas de trânsito, pois não tinha dinheiro para pagar, logo em seguida passou a atrasar o aluguel, foi ficando cada vez mais triste a medida que seus problemas aumentavam. Certa vez passo em frente ao prédio de corretores da bolsa. Viu muita gente saindo de lá, todas pareciam tão felizes, indagou a um homem que saia de lá: é preciso faculdade para trabalhar neste local? O homem respondeu: faculdade? Não, você só precisa ser bom com número e com pessoas. Chegando em casa, comentou com a esposa, falando que ele era bom com números, mas, ela ignorou. Passou enfrente ao prédio outras vezes. Até que decidiu entrar, estava com o aparelho que saíra para vender, não querendo entrar com o mesmo, resolveu deixá-lo com uma ripem, que estava na entrada. Entrou e conversou com encarregado, ele lhe deu um formulário, pediu que preenchesse e aguardasse. Dizendo que a garantia da vaga, só com a matriz. Pela janela da sala ele viu a ripem, fugindo com seu aparelho, correu, mas, não conseguiu alcançá-la. Chegando em casa; falou outra vez com a esposa, agora dizendo, que iria se escrever, ela disse que tanto faz, que não ligava e retrucou que iria embora, que levaria o filho, ele disse: não, o menino fica comigo. No dia seguinte, ele foi procurar um dos diretores da bolsa, conseguiu falar entregando o formulário pessoalmente. Por o diretor se demorar a entrar em contato, ficou esperando ele na entrada da bolsa, até que conseguiu falar com ele. Porém não lhe deu importância. Disse ele: diretor vou para o mesmo lado, podemos dividir o taxe? O diretor aceitou, dentro do taxe começou a falar, mas o diretor não lhe dava a atenção, pois brincava com um cubo colorido, retrucando: é impossível, ao passo que respondeu: eu consigo. O diretor disse ninguém consegue, mas, ele insistiu sim eu consigo. Então o diretor deu o cubo para ele, que logo começou a montar. No final da corrida de taxe, o quebra-cabeça estava montado, o diretor ficou admirado e resolveu apresentá-lo aos outros sócios, detalhe; o diretor saiu e não pagou sua parte da corrida, ele também não saiu correndo pedindo desculpa ao motorista terminou perdendo mais um aparelho, que caíra no metrô. Quando ele chegou a casa, o proprietário disse que queria a casa, e que os pintores já iriam trabalhar na casa, implorou misericórdia ao dono, dizendo que ele mesmo pintaria, o dono compadeceu-se, ganhando ele, mais uns três dias de moradia. Passados os três dias quando pintava a casa, recebeu a visita de dois guardas municipais, dizendo que ele precisava comparecer a delegacia, para pagar as multas, se não ficaria preso, foi com os guardas, pagou todas as multas em cheque, no entanto, só sairia de lá pela manhã, quando o cheque fosse compensado, aflito, pediu à mulher que pegasse o filho na creche, no outro dia teria que ir a entrevista da Bolsa. Foi assim mesmo todo melado de tinta, esperava ansioso por estar todo melado de tinta, contou a verdade, conseguindo a vaga de estágio de 6 meses, detalhe; o estágio não era renumerado, sendo que dos vente, era escolhido só um, pensou em desistir, mas o diretor, o advertiu dizendo ,que ficaria mal com os outros sócios, deu-lhe até a noite para pensar, e a noite quando pintava o apartamento, ainda angustiado decidiu aceitar.(este personagem estava entre a cruz e a espada, poderia dizer como Shakespeare: ser ou não ser, eis a questão, tinha tudo para aceitar seu fracasso, mas não o fez, a seguir se verá, o final dessa brilhante história verídica. No seu primeiro dia de estágio ,quando saiu para o almoço foi atropelado, no entanto, estava tão concentro no seu novo empreendimento, que nem ligou, mesmo o atropelo causando-lhe alguma dor e custando-lhe um pé de sapato. Durante o curso ele, era feito de empregado, mesmo assim ele se esforçou, tinha pouco tempo, pois tinha que sair mais cedo, para pegar o filho na creche, o que seus concorrente faziam em nove horas ele teria que fazer em 6 horas. Mudou-se para um hotel, mas de novo ficou sem pagar.

Certa vez quando chegou com o filho, suas coisas estava do lado de fora, o dono do hotel tinha trocado a fechadura do seu quarto, sem ter onde ficar correu para um albergue publico, mas lá só aceitavam mulheres e crianças, desejava permanecer com seu filho, independente de qualquer coisa, terminou dormindo duas vezes no banheiro da estação do metrô, e quando tudo parecia que a situação iria se estabilizar, o governo sequestrou seu dinheiro, que não era muito, da sua poupança, ficando zerado, chega de desgraça,, depois de 6 meses de muita luta, foi o primeiro da turma, conseguindo uma gorda comissão, depois de algum tempo fundou sua própria corretora de valores, mais tarde vendeu parte dela, por milhões.

A história de Cris Garner, demostra com clareza vários elementos, que foram exposto nessa obra até agora. Tudo começou quando ele quis mudar sua vida, desejou o sucesso, usou toda sua capacidade para transformar seu desejo em realidade.

Outra história que também e cheia de ingrediente, já exposto, é a história de Mãos Talentosas, filho de mãe solteira, nos meados do século XX, também nos Estados Unidos das Américas. O nome do filme é: Mãos Talentosas, sua mãe tinha fortes crises de depressão, se considerava burra, era faxineira, mas queria que seus filhos tivessem o mesmo destino, ou seja, queria que melhorassem de vida. Para tanto, começou a direcioná-los, para os estudos, impedindo que passassem muito tempo assistindo televisão. Os filhos dessa faxineira começaram a progredir nos estudos, depois de os conselhos da mãe, principalmente o que se dizia burro.

Esse mesmo que se dizia burro, precisava de óculos. A mãe lhe comprou, e isto o ajudou a melhorar ainda mais as suas notas. O menino começou a se destacar na classe, chegou a ser o primeiro da turma, ganhando até um Premium. No entanto a professora o desqualificou por ser negro. Sua mãe ao fazer uma faxina na casa de um professor, notou que ele possuía centenas de livros, quando chegou a casa direcionou novamente os estudos dos filhos. Exigindo que lessem um livro por semana e fizessem um resumo dos mesmos.

O resultado foi que o menino que se dizia burro progrediu ainda mais, ao ponto de estudar por conta própria, numa aula de geografia o professor perguntou sobre uma rocha, pelo que ele respondeu muito bem, no final da aula este mesmo professor disse que queria falar com ele, introduzindo-o no mundo da pesquisa, dizendo: você abriu a porta, seja bem vindo ao mundo da pesquisa e do conhecimento. Dai passou para uma das melhores universidades dos Estados Unidos. Sendo posteriormente neurocirurgião e um dos melhores do mundo.

A mudança de vida Dr. Ben Carso, de um menino que dizia não ter cérebro, para médico de sucesso, durou 15 anos de 1961 a 1976 nota-se claramente que houve mudança de atitude, foi necessário sair do fracasso e se adentrar no caminho do sucesso e com coisas simples que qualquer um pode fazer. Essas duas histórias, demostram claramente, o surgimento do sucesso, após mudança de vida.

Exigiu nos dois casos um enfrentamento do problema, depois uma tomada de decisão, no caso do médico a mãe precisou intervir, no caso do corretor da bolsa de São Francisco, ele foi seu interventor, por dispor de maturidade suficiente, para mudar sua vida.

Mas se é possível chegar ao sucesso, porque tantas pessoas fracassam? Qual o contexto dos fracassado? Como as pessoas vivem e empreendem nas coisas? Pensam, desejam ou sonham? Qual a atual realidade? Todas essas indagações estão intimamente ligadas, e interligadas.

Pode-se utilizar o principio de raciocínio chamado: causa e efeito, para se explicar as desventura dos fracassado. Diga-se que alguém pretendeu realizar uma grande colheita, más, não conseguiu. Sem saber de nenhum dado alguém poderia proferir juízo sobre o ocorrido?

Se depois de proferido o juízo, descobriu-se que tal pessoa nem chegou a plantar? Claro que essa especulação é absurda, no entanto na vida real encontram-se situações absurdamente parecidas. Parece que as pessoas não tem noção da relação entre causa e efeito. Vivem segundo a música de Zeca Pagodinho: deixa a vida me levar, ou como um barco a deriva como se diz no popular entregue ao deus-dará.

A vida do cotidiano de uma parcela significativa da população é sem muita ou nenhuma ambição, sem muitos planos sendo o seu cotidiano, a sua rotina a evidência disso. No estudo predomina a cultura da nota, isto é todo seu esforço é para ganhar pontos, o diploma para conseguir um emprego, o salário quase sempre para pagar as contas, conhecimento ínfimo necessário para o seu dia a dia, a mesma rotina quase que sempre, exceto quando algo extraordinário força a mudança, se gasta muito tempo e dinheiro em coisas que não ajudam a melhorar, só a manter a sua medíocre estabilidade.

Esse senso comum faz com que se sugue o máximo possível daquela situação, como verdadeiros parasitas, quando acabar busca-se outro para sugar, falando nisso existe uma música de Bob Marley com o seguinte trecho:

enquanto seu posso não secar você não sentirá sede. Caso a pessoa pertença à elite gozará dos beneficio dessa classe, se for da classe média usufruirá a mesma, se for pobre miserável sofrerá todos os danos das mazelas. Ficando tudo muito mais difícil.

Logo se pode afirmar: o contexto e a situação presente pesam muito para o fracasso permanecer ou ser superado. Coisas boas atrai coisas boas veja:..”tirem o talento dele e entreguem-no ao que tem dez. Pois quem tem, mais lhe será dado e terá em grande quantidade. Mas quem não tem ,até o que tem lhe será tirado....”Mateus; 25. v. 28,29 sendo esse trecho aplicável ou não para essa era, é isso que realmente acontece.

O conformismo, o desanimo, baixo estima, ignorância, incredulidade, uma desorientação generalizada. Esses são os elementos que predominam nos fracassados. Platão falou sobre isso há milênio ilustrando nas alegorias da caverna. Para se resolver o problema do fracasso usa-se predominantemente método de conhecimento elementar, o ensaio e erro.

Outra coisa que pesa para muito fazendo o fracasso persistir é o ter com o ser. Habilidades, capacidades, talento, criatividade, discernimento, estudo, formação de todo tipo ajudariam e muito a afastarem o fracasso da vida.

Conhecimento! A propulsão de todas as coisas

Será que o conhecimento, o saber, a inteligência, a capacidade de pensar, de discernir, julgar (processar as informações) e a tomada de decisão, pode ajudar a obter sucesso? Parte-se da preposição que sim. Não só ajuda como será indispensável. O conhecimento é evidente em todos os tempos, eras, e épocas do passado da humanidade, inclusive no presente século.

O conhecimento cientifico a frente de todos os saberes, alias a era presente ganhou o título de (era da informação). Está conjugada com a ciência tecnológica, nas empresas assumiu o status de capital intelectual. Tudo que no mundo natural e no criado pela humanidade, só veio a existir e permanece, é por causa do conhecimento; seja ele empírico, religioso tecnológico cientifico. Ou qualquer uma de sua múltiplas forma de manifestar-se.

O mundo chamado civilizado com toda sua artificialidade estar repleto de conhecimento. Sendo ele por si só uma evidencia de conhecimento. Sabe-se que este mundo existe a milênio. Oriundo dos homens da antiguidade. Quando eles resolveram utilizar o pouco conhecimento que tinham para transformar a natureza selvagem e indomada até então. Para tanto desejaram fundar sua primeira cidade fortificada, ornamentada. Esse conhecimento de transformação do meio ambiente. Chamar-se hoje urbanização. Assim o mundo natural foi sobre posto pelo artificial, que tinha agora como principal agente realizador e controlador o homem. Num dos livros antigos hebraico, chamado Pentateuco para ser mais preciso em Gêneses, no capitulo 11 versículo 1-4 está relatado essa historia;... ”no mundo todo havia apenas uma língua, um só modo de falar.

Saindo os homens do oriente encontraram uma planície em Sinear e ali se fixaram, disseram uns aos outros: vamos fazer tijolos e queimemo-los bem, usavam tijolos em lugar de pedras, e pinche em lugar de argamassa, depois disseram vamos construir uma cidade, com uma torre que alcance os céus. Assim nosso nome será famoso e não seremos espalhados pela face da terra...” embora essa tentativa tenha falhado, sendo frustrado, por motivo de força maior.

Outros ergueram na antiguidade grandes cidades dando inicio a ideia de transformar o mundo natural em artificial dando ao homem maior comodidade e conforto. O homem não só criou as cidades como criou conhecimento para governá-las, sendo o Egito a primeira grande civilização. É fácil notar a grande quantidade de conhecimento empregada na edificação e administração dessa enorme cidade. Logo o sucesso estar ao alcance de todos porque o conhecimento estar, então o segredo do sucesso é o conhecimento que ai para todos em abundancia na atualidade.