A Moderação visa o equilíbrio

Entendo que vivemos num mundo onde existe muita maldade, onde muitas das vezes somos assolados por lobos vestidos de ovelhas, a marginalidade a cada dia só aumenta no nosso cotidiano, mas mesmo assim devemos buscar um ponto de equilíbrio, para que não sejamos pessoas totalmente amarguradas, ressequidas, desconfiando de tudo e de todos, sendo dessa forma incapazes de exercermos relações estáveis e seguras.

Diante dessa exposição resolvi trazer um tema que é bastante discutido no nosso meio que está no livro de Mateus, capítulo 10, verso 16 onde Jesus dar a seguinte ordem aos discípulos: “Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas.”

Podemos observar que ser prudente como uma serpente e simples como uma pomba são ordens totalmente antagônicas, uma é o contrário da outra, mas na minha concepção o ensinamento que Jesus quis passar aos seus discípulos é que devemos ser pessoas sábias, devemos buscar a moderação, que mesmo diante de todo o mal sejamos capazes de enxergarmos o bem.

No jardim do Éden a serpente foi sagaz, astuta, e num ambiente de plena paz e harmonia, onde imperava praticamente o bem, foi capaz de ver uma única brecha no homem, levando-o ao pecado, fazendo com que dessa forma o mal fosse propagado pela humanidade.

Temos que sermos sim como uma serpente, sagazes a tal ponto de conseguirmos identificar em qualquer lugar que estivermos o mal que por ali esteja rondando.

Mas no mesmo momento devemos ser simples como uma pomba para que sejamos capazes de realizarmos o bem. Quando Noé na sua arca ainda não sabia que as águas tinham assentadas, então enviou uma pomba pra que fizesse o reconhecimento da área, ela foi mais logo depois voltou e Noé a guardou. Passaram mais setes dias Noé novamente envia a pomba e dessa vez ela traz consigo uma folha de oliveira, entendendo Noé dessa feita que as águas já tinham escorridos por completo da face da terra.

O que Jesus quer nos ensinar não é que por que existe tanto mal devemos viver isolados, trancafiados, e desconfiando de tudo e de todos, mas que sejamos pessoas dotadas de tal sabedoria que sejamos capazes de discernir o mal nesse mundo tenebroso, mas que ao mesmo tempo sejamos capazes de discernir o bem e o realizá-lo.

Sendo assim que sejamos prudentes como as serpentes detectando e desviando de todo o mal, mas que ao mesmo tempo possamos ser simples com uma pomba para que sejamos capazes de realizarmos o bem. Dessa forma seremos pessoas equilibradas e estaremos prontos pra vivermos em sociedade.

Simplesmente Gilson
Enviado por Simplesmente Gilson em 12/11/2016
Código do texto: T5820963
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.