Porque os relacionamentos estão doentes

Não tenho muitos anos de vida, nem muito menos tenho uma vasta experiência vivida, mas pelas que eu já tive e pelas observações que me foi possível fazer, ultimamente algo me chamou bastante atenção, pois além de ser algo que afeta diretamente a minha existência, é um assunto que imagino não ser exclusivo meu.

.

Notei que na verdade existe uma certa “epidemia invisível” que assola praticamente todas as pessoas, acredito que essa epidemia sempre existiu, mas nos dias atuais ela estar cada vez mais “inflamada”, pois a todo momento que se passa vejo em todos os lugares pessoas se reclamando exatamente de uma mesma causa, vejo em todas as esferas da vida as pessoas sofrendo e usando os mesmos discursos chegando até mesmo parecer que é algo combinado com todo mundo, epidemia esta que não escolhe idade, classe social, nível intelectual, religioso, me parecendo que "todos estão perdidos em seus sentimentos", onde as pessoas estão todas alienadas sendo conduzidas pelo impulso, pelo destino e dor, deixando de degustar essa dor e refletir sobre ela e dessa forma acaba que não assimilando a experiência vivida e alimentando esse tipo de comportamento, dando continuidade à esse ciclo e tipo de sentimento.

.

A epidemia que me refiro é sobre a "fragilidade e a pobreza em que os relacionamentos de hoje se encontram", relacionamentos que me refiro é de forma geral, entre pais e filhos, amigos, namorados, marido e mulher, etc.

.

Todos eles estão cada vez mais frágeis, descartáveis, conflituosos, obsoleto, estão cada vez "mais intensos e menos duradouros", estão cada vez mais lógicos do que sentimental, estão cada vez mais desgastantes e exaustivos do que prazerosos e construtivos.

.

Vejo em comum pais frustrados com seus filhos se perguntando o porquê deles serem tão rebeldes e não querem nada com a vida, o porque eles cada dia que passa estão mais rebeldes e se distanciando um do outro, onde os pais se sentem apenas como um caixa eletrônico, na qual só se faz útil para pagar contas, comprar coisas e pagar pelo conforto do outro, sem ao menos ter algum tipo de reconhecimento ou retorno afetivo, ou seja, as relações deixaram de ser afetivas passando a ser relações capitalistas.

-

Vejo cada vez mais amigos de longos anos se tornando grandes inimigos por coisas fúteis, vejo cada vez mais, marido e mulher cumprindo apenas um papel social de se manter juntos, porém, nunca unidos, ou até mesmo sendo conduzidos pelo comodismo, já que o longo período que passaram juntos fez com que se “acostumassem” um com o outro e é melhor conviver com um problema conhecido do que ter a possibilidade de ter e viver um novo problema, vejo cada vez mais pessoas solteiras dizendo que não consegue mais gostar de ninguém, afirmando que todo mundo é igual e que todos os relacionamentos vão começar e terminar da mesma forma, de que nada mais tem graça, de que nada mais lhe afeta como antes, de que não consegue sentir algo da mesma forma que um dia sentiu e isso faz com que ela se feche em seu mundo, lhe fazendo sofrer por viver em um paradoxo, pois ao mesmo tempo que se sente só ela se sente incapaz de permitir alguém chegar, e assim vão se passando os dias, meses e anos e as pessoas continuam alimentando essa “epidemia” ao ponto de que ela se torna algo maior, chegando a nível de se formar como uma cultura.

-

Notei que as pessoas sempre se protegem excluindo-se da responsabilidade que ela tem por estar passando por isso, colocando a culpa sempre nos outros ou no mundo, dizendo que tudo isso é por conta da mídia, por conta das músicas, talvez por conta da falta de DEUS no coração das pessoas.

.

Dizem que É POR CONTA DA FALTA DE AMOR, a culpa é sempre de tudo e de todos menos a do próprio sujeito, tudo o que ele faz estar perfeitamente correto, os outros é que não entendem ou não sabem AMAR.

.

Esse tal do Amor, tão raro hoje em dia, amor este que todos buscam cegamente fora de si, desejando amar e ser desejado, buscando encontrar um porto seguro e bla bla bla, para ter o amor dos outros as pessoas fazem coisas inimagináveis ou cumprem papéis perigosos para si, buscando ser amadas a “qualquer CUSTO”, e com isso criam uma realidade ilusória, se vestem em uma personalidade todo dia ao sair de casa, maquiam sua vida nas redes sociais, por isso as pessoas são tão completas de coisas e vazias de si ao mesmo tempo, tem corpos perfeitos para chamar mais atenção com um belo preparo físico, porém é analfabeto mental, andam em carros novos para dar maior conforto, tem os melhores aparelhos eletrônicos como forma de manter status, tem empregos com altos salários e de grande representatividade social afim ter uma imagem forte, vemos o tempo todo “AS PESSOAS BUSCANDO SEREM ADMIRADAS AO INVÉS DE SEREM ADMIRÁVEIS”, buscam agregar valor para si através do preço das coisas que pode comprar e faz com que sua personalidade dependa do que possui, se sentindo importante em apenas ter e não em ser.

.

Assim seguem a mesma logica e buscam isso nos outros que também pensa igual ele, pois essa é a sociedade em que vivemos, vivemos no tempo da “aparência” e não da "essência", hoje em dia é mais importante parecer ter, do que ser propriamente dito, e assim as pessoas quando entram em contato mais profundo com outra "não conseguem encontrar nada além do nada" e assim se sentem vazias mesmo estando acompanhadas, e daí irão buscar suprir esse vazio em outro relacionamento, virando uma bola de neve, e na busca desse amor e de ser amado esquecem de um sentimento que hoje eu entendi que é tão importante quanto ou até mais do que o amor para que uma relação se mantenha, que é a “admiração”.

.

Percebi e acredito que o que mantem uma relação saudável e de forma duradoura é a “admiração”, um pai pode não ter dinheiro para dar ao filho o melhor celular ou o melhor carro, mas se ele tiver a admiração do seu consanguíneo, eles estarão sempre unidos e felizes, um homem pode não ter uma beleza exemplar, nem riqueza, mas uma mulher pode se manter com ele, passando por necessidades e dificuldades, mas continuará com ele por admirar o seu caráter, simpatia ou personalidade, uma mulher pode não ser das mais lindas e fogosa, mas se o homem admira-la pela sua honestidade ou força não sentirá necessidade ter outras.

.

Hoje as pessoas são atraídas pela beleza, mas um dia ela acaba, pela riqueza mas ela é fluida, pelo status, mas ele é frágil, pela paixão do sexo, daquele beijo gostoso, mas um dia seu corpo ira cansar, se deteriorar, e só vai restar aquela carcaça velha, incapaz de fazer coisas que fazia antes e isso vai fazer com que ninguém sinta mais as coisas como sentia antes logicamente, porém, a única coisa que se mantem intacta durante o tempo, é a admiração pela pessoa.

.

Casais de idosos eles não fazem sexo como antes ou nem fazem, porem sempre estar ali aquele carinho, mal tem dentes na boca, mas sempre estar lá aquele selinho tímido, não são mais uteis para a sociedade capitalista e mercantilista sendo apenas um ser vivo inútil sem status nenhum, mas eles sempre estão lá juntos, e eu me perguntei o que é que mantem tudo isso, e depois de observar bem e de conversar bastante com pessoas mais experientes, notei que eles também tem algo em comum, todos admiram um ao outro e isso basta, pois faz com que os sentimentos de cuidado, empatia, prazer e amor se mantenham sempre vivos e que ao invés de procurar serem “amados” eles procuraram serem “admirados”.

.

Para não ser muito extenso, a mensagem que deixo para você que estar frustrado com seu(ua) ex, com seu filho que não lhe respeita, com seu pai que não lhe apoia e com as pessoas que não levam nada a sério, fazendo com que você sinta o desejo de jogar tudo pra cima e desistir de tudo, é que assim como diz o ditado popular - melhor do que prender um lindo beija-flor na gaiola, cuide do seu jardim que ele vira por conta própria-, ou seja, ao invés de buscar o amor tão sonhado que passa nas novelas e nos filmes de comédia romântica e de ser amado como mostra na Disney, fazendo com que sua existência seja construída sob valores fúteis, “deixe de buscar ser uma pessoa admirada pelo que tem e busque ser uma pessoa admirável pelo o que você é”, deixe de culpar o beija-flor que não sabe viver na linda gaiola de ouro que você ofereceu e trate de cuidar de se mesma, de cuidar do seu terreno interno, para que assim você seja capaz de ser autossuficiente e suficiente para quem chegar, e dessa maneira a sua existência será vivida com muito mais autenticidade, prazer e duração e quando você menos ver a pessoa que você tanto procurava estava do seu lado. Logo assim vejo que a epidemia nos relacionamentos de hoje não é falta de amor e sim de admiração, que existe uma epidemia de pessoas cheias de coisas e vazias de si, então busque se encontrar se construa, busque ser uma pessoa melhor, busque ser uma pessoa admirável que com toda certeza seus relacionamentos serão verdadeiros.