Duas dicas que você não me pediu

Se eu pudesse te dizer algo, se permitir um conselho? de alguém que sempre buscou enxergar mais que as simples aparência, diria apenas siga em frente e nos momentos de dúvidas, como uma bússola, como algo que vai te salvar de si mesmo e daquele que ainda vivem apenas pela aparência, "se respeite ".

Siga em frente, não importa o que digam, ou o quanto tenha tropeçado. São rótulos humanos que servem para aprisionar, mas do ponto de vista da vida, o fracasso e o sucesso são suas faces da mesma moeda. Tudo eleva, com mais ou menos dor. E, evidentemente, ninguém em estado mental saudável, quer sentir dor. Logo, erra - se mais por ignorância do que por maldade, propriamente dita. Quanto aos que deliberam o erro, são doentes da alma que o sofrimento se encarregará de curar.

Siga em frente, analisando se as lições se repetem, pois significaria que na realidade está andando em círculo. Pare e recolha - se em si mesmo para meditar. Assim terá força e sabedoria para quebrar este círculo e continuar a busca da alma que pede sempre, invariavelmente, experiências novas. Ela se alimenta do conhecimento, que num grau maior é o que chamamos de Amor. Pois, conhecimento sem amor não é sinal de sabedoria. É apenas arquivar informação, como uma fria enciclopédia ou um HD dos modernos computadores.

Seguir em frente é recusar - se a apenas passar pela vida. É extrair o melhor de cada página sagrada de nossa existência, de cada momento, de cada dia.

Já se respeitar é enxergar a dimensão mais nela e mais nobre de si mesmo. É respeitar o vulgo, mas aspirar vôos mais altos para si mesmo. É não julgar jamais, mais ainda assim não compactuar com aquilo que já não faz mais parte do seu grau de evolução. É aceitar que crescer faz parte da vida, sem com isso perder a alegria de quando criança.

Em qualquer situação que tenhamos que escolher entre sofrer prejuízos, financeiros, afetivos, em qualquer setor da existência, ou fazer algo que nos manche a consciência, afirmemos para nós mesmo: "eu me respeito".

As escolhas alheias não me dizem respeito e seguir em frente, respeitando-me, não me dá o direito de humilhar ninguém. Pelo contrário, isso apenas me liberta da necessidade de conflitos. Cada um enxerga a vida de acordo com a bagagem que já conseguiu juntar na sua alma.