Sem despedida

Dois amigos que se conheceram no acaso, que aquela amizade chamavam de coincidência certa vez pararam para refletir!

____ Já percebeu que poucas coisas são tão importantes quanto uma amizade que ocorre nos arredores da coincidência? Diz o amigo mais velho.

____ São tempos difíceis, não se pode confiar em muita gente, os segredos escapam, o respeito vai embora, a discórdia se instala! Diz o outro.

____ É como uma via de mão dupla! Hoje nos encontramos, amanhã não nos vemos mais. Diz o mais velho.

____ Deixa disso! Que conversa mais fúnebre. Diz o mais novo. Até parece despedida! ____ Mudemos de assunto. Sugere ele tomando de um só gole a cerveja que compartilham na lanchonete.

____ Não teremos tempo para isso! Insiste o mais velho. ____ Geralmente os amigos não se despedem! Sempre acreditam, mesmo que não compreendam essa crença, que haverá outro encontro.

____ Ô ô ô! Chega disso!

____ Garcon, mais uma cerveja por favor! ____ E para o amigo aqui uma esparadrapo! Ele precisa fechar a boca. Hoje só sai besteira.

____ De quantos amigos você já se despediu? Se lembra de algum? Retoma o assunto demonstrando rejeitar o fim da conversa!

____ Não quero pensar em morte! Que tal aproveitarmos a vida? Mas um gole da loira gelada e o mais novo dos amigos, já na casa dos 68 anos vira para o amigo munido de um último argumento que acredita ser capaz de por um fim naquele assunto.

____ Jamais parei para pensar nessa questão de número! Mas confesso que nunca consegui me despedir de um irmão, dos meus pais, avós, amigos... Mas irei me

Despedir de você, acredite... E olhando para o amigo que repousava a cabeça na mesa, levantou o copo semi vazio em falsa celebração! ____ A sua morte, amigo.

Porém, o amigo houvera dado o seu último suspiro ao derrubar a cabeça na mesa.

____ Não me despedi! Constatou o amigo consumido por infinita tristeza e desprezo pela tirana impiedosa que é a morte.

Mas, tendo visto tantos sofrerem por dias, meses, anos a fio, lhes pergunto? É mesmo uma tirana impiedosa a morte? Não seria um tanto quanto mais sofrido se ela nos permitisse despedir e ficar com um gosto amargo de adeus a pulsar na mesma frequência do coração no peito, em forma de lembranças?

Amigo verdadeiro é aquele com o qual muitas vezes temos pouco contato, mas que deixa uma excelente impressão e saudade.