Depressão

DEPRESSÃO

A meu ver é a pior das doenças. Ela não atinge diretamente o seu corpo, mas a sua mente. E como é o cérebro quem comanda o corpo, todo o seu organismo é afetado. O deprimido só se sente bem quando está dormindo, pois assim está anestesiado e ausente do dia a dia. Quando acorda, no entanto, sente logo uma angústia arder em seu peito, porque tem um verdadeiro terror de enfrentar as dificuldades diárias. Tem medo quando alguém bate à sua porta, quando lhe chamam ao telefone; se precisa tomar alguma decisão, ou lhe solicitam um conselho ou opinião. Aguarda com medo e temor o marcador de luz ou água,como se fossem encontrar alguma irregularidade; chamado à Escola de seus filhos, pensa no pior, quem sabe o cheque não compensou, ou algum deles vai ser expulso. Ao dirigir o carro em direção ao trabalho, ao primeiro congestionamento, imagina que é assalto, arrastão ou enfrentamento de policiais com bandidos; ao chegar à Empresa, reza para que não haja expediente; iniciadas suas funções, os problemas lhe parecem insolúveis e pede ajuda aos colegas nas coisas mais simples que nunca lhe trouxeram dificuldades; comporta-se como um cachorrinho assustado e acuado num canto, sentindo-se só e abandonado. Anseia pelo fim do dia, quando então poderá voltar para casa e se esconder em seu quarto de solidão. Estes são apenas alguns sinais da depressão. Em cada um se manifesta de uma forma e se não houver ajuda psicológica e da família e até de amigos, tende a se tornar crônica e afetar definitivamente as funções mentais. Por tudo isso a depressão não pode ser olhada com menosprezo e o deprimido precisa ser encarado como um doente grave. Eu passei por esse problema. Sei que a causa pode ser estresse, excesso de trabalho e responsabilidades, sentimentos mal resolvidos, dívidas, desemprego, falecimentos e doenças. Ninguém sai dessa situação sozinho. Eu saí porque me apeguei com Deus, a quem amostrei a minha miséria, tive o apoio da família que me socorreu e me compreendeu, busquei ajuda psicológica e freqüentei grupos de auto-ajuda. E nunca me entreguei. Não queria que me vissem como um cachorrinho acuado num canto. Não me permiti ter pena de mim. A chave para abrir a porta que vai lhe tirar da depressão é : “Nunca desista”.

Pedro Lodi
Enviado por Pedro Lodi em 09/01/2018
Código do texto: T6221548
Classificação de conteúdo: seguro