Você vê o seu filho? Tem certeza disto?

Formas de apelo ao papai e à mamãe.

Houve um tempo em que ele ou ela era a criança da casa. O foco era nele ou nela, mas agora as coisas mudaram: a atenção está voltada para o irmão mais novo. Os abraços, os beijos e os afagos agora estão divididos ou redirecionados para aquela criança que chegou depois. Se não bastasse isto tudo, o irmão mais velho é o culpado de tudo, também é ele quem recebe a cobrança de uma responsabilidade até pelo que não fez. Enquanto isso, o irmão mais novo cria asas e voa sobre o irmão mais velho com o aval dos pais despercebidos. Neste caso, restam poucas alternativas: reprimir ou rebelar. Quando a escolha é por reprimir seus sentimentos nasce uma pessoa frágil emocionalmente. Quando a escolha é rebelar nasce uma pessoa capaz de tudo para chamar a atenção dos pais. Desde problemas na escola até pequenos roubos e outros desvios de conduta. O perigo é que um desvio de conduta quando não corrigido pode se transformar em uma falha de caráter.

Se seu filho está passando por isso, ele só quer chamar a sua atenção porque ele mesmo se sente roubado do carinho e da atenção daqueles que antes tinham olhos para ele.

Antes ele era lindo, fofo, era o amorzinho do pai e da mãe. Agora é burro, não faz nada direito. Só sabe irritar os pais. Agora já é grande e o cafuné de que precisa são uns tapas pra ver se aprende a se comportar direito.

Pais, façam auto-exames e vejam se vcs não estão sendo cruéis com o filho mais velho após a chegada do filho mais novo.