Confessar

Confessar a Deus

O ser humano não gosta de assumir a sua culpa, está sempre querendo repassar as suas limitações para o seu semelhante e ao mesmo tempo quer se esconder de Deus. Um exemplo clássico é escrito em uma passagem do Livro da Gênesis, quando Adão e Eva cometeram o primeiro pecado e tentaram esconder-se de Deus para não confessar a culpa.

Gênesis 3:8

Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, escondera-se da presença do Senhor Deus, o homem e a sua mulher por entre as árvores do jardim

O mesmo tem acontecido com todos os homens que tentam ocultar os seus pecados do Senhor, e por incrível que pareça, os confessa a outros mortais que na maioria dos casos ocupam cargo eclesiástico; como se o religioso tivesse condições de perdoar as iniquidades humanas. Outro fator que deve ser analisado, é que o tempo não apaga pecados, e não adianta levantar doutrinas heréticas ou filosóficas vazias para tentar sair da degradação moral e espiritual. Somente o Senhor, mediante o sacrifício propiciatório de Jesus Cristo é quem absorve o ser humano mortal das suas iniquidades.

Jeremias 23:24

Esconder-se-ia algum em esconderijos, de modo que Eu não veja? Diz o Senhor.

Porventura não encho Eu os céus e a terra? Diz o Senhor.

O homem pode até tentar correr ou se esconder de Deus; mas não consegue. Perceba que Adão se arriscou, mas teve que se apresentar diante do Senhor e confessar a sua culpa.

Vejamos outro versículo no Livro de Provérbios, que nos deixa um grande ensinamento.

Provérbios 28:13

O que encobre as suas transgressões nunca prosperará;

O que confessa e deixa, alcançará misericórdia.

Como citei no principio o caso das pessoas que costumam confessarem as suas culpas a outras pessoas; pensando que conseguem fugir da presença do Senhor, e quando isso acontece certamente perderão a oportunidade de receber absolvição dos seus pecados, sem falar da intimidade com Deus. Também não posso deixar de citar o caso de todas as religiões pagãs que também procedem dessa maneira, ludibriando os insensatos, que nada conhecem da Bíblia Sagrada.

Temos uma citação feita pelo Salmista através da inspiração de Deus, que cita o seguinte.

Salmos 69:5

Tu sabes como fui insensato, ô Deus

A minha culpa não te é encoberta.

Quem sabe você esteja questionado; “Por que tenho que confessar o meu pecado a Deus, uma vez que Ele sabe de todas as coisas?

Lógico que é para recebermos o perdão, e reconciliar de todas as ofensas que comentemos a cada instante. Mesmo o Senhor sendo onisciente (sabendo de tudo, mesmo antes de acontecer), é um mistério que uma mente natural pode entender; mas os que são tomados pelo Espírito Santo.

Finalmente temos de aceitar que somos pecadores e necessitamos da clemência do Senhor; não existe um só homem que não cometa iniquidade. Somo iguais em todos os sentidos.

I João 1:8-9

08 – Se dissermos que não temos pecados, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.

09 – Se, confessarmos o nosso pecado, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.

Assim aprendemos a luz da Bíblia Sagrada, que somos seres humanos mortais e temos muitas limitações que somente o Senhor as aperfeiçoará na eternidade.

Pr Robson Colaço de Lucena

OTPB – Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil - 0595

OPPB – Ordem dos Pastores Pentecostais do Brasil - 01819

Ministério Missão América