A SAUDADE QUE TENHO

Por MAGNO HOLANDA

Olá, meus queridos amigos e amigas, vamos aqui falar um pouco sobre esse sentimento que nos faz grandes e pequenos, que nos enaltece e também derruba, dependendo das circunstâncias externas, internas e de como estamos lidando com isso.

Às vezes parece fácil lidar com a saudade, mas asseguro que não é, e que até mesmo os grandes homens tiveram sua queda envoltos numa saudade. Quem é que nunca teve uma saudade? Vivemos rodeados e adentrados por ela, que por vezes domina nossos pensamentos, não é mesmo?

As saudades são diversas e um mesmo indivíduo pode ter quase todas manifestadas em si, em sua psique. Ora elas são intensas, ora amenas e isso vai depender muito do estado de espírito da pessoa envolta por ela e das circunstâncias que ela vive num dado momento. A saudade pode ir, mas depois voltar, ou seja, a pessoa ter uma recaída. Há pessoas que são simplesmente viciadas na saudade, não conseguem se desprender do passado. Normalmente são pessoas mais subjetivas, sensíveis e masoquistas. Ficam remoendo o sofrimento por dias.

Todos temos saudades de muitas coisas, como já disse, mas tem uma coisa que afeta a quase todos: a saudade da infância, pois é nesse momento que vivenciamos a fantasia, as emoções mais puras, o encantatório, a magia da vida com mais intensidade, então tudo, até o monstruoso, parece ser uma aventura. Lembro-me da fome que passava e dos desafios para conseguir comida diariamente, mas ainda assim alegre no encanto daquela infância.

Temos saudade de Deus, motivo de tanta religiosidade, temos saudades de nossos EUs que se foram, temos saudades de uma ex-amor, temos saudades do amor do presente, mas que já não é o mesmo de outrora, temos saudade de nossa alma perdida, enfim temos saudade até da saudade, quando estamos frios na vida, sentindo-nos com ausência do sentimento de saudade, que é mera fuga da saudade bem presente ali em seu interior.

Não podemos, meu caro amigo leitor, fugir de nosso tempo, das coisas que fizemos ou deixamos de fazer, dos sentimentos que fomos acometidos em algum lugar e tempo, pois esses fenômenos emocionais fazem parte de nossa história e são construtores de quem somos hoje. Viva a saudade, mas a viva com sabedoria, sem extremos melancólicos. Faça do passado parte de sua vida, assim como constrói um futuro.

Grande abraço e fiquem com Deus

SIGA PROF MAGNO HOLANDA NO TWITTER

https://twitter.com/profmagnoholand

SE ESSA PÁGINA O AJUDOU DE ALGUMA FORMA, FAÇA DOAÇÕES PARA A PUBLICAÇÃO DOS LIVROS DE MAGNO HOLANDA.

AGÊNCIA 1634-9 CONTA POUPANÇA 35.505- 4 BANCO DO BRASIL *Envie os comprovantes para MAGNO.HOLANDA@YAHOO.COM.BR e você receberá livros do prof. MAGNO HOLANDA, quando publicados, entre outros brindes