Falsidade Ideológica

Falsidade Ideológica

Falsidade Ideológica - É o uso deliberado de identificação de outras pessoas, para obter benefícios.

No âmbito da Igreja temos observado muitas pessoas querendo passar-se por cristãos, sem o menor compromisso com o Reino de Deus. Contudo, permanecem na prática da idolatria e todos os tipos de pecados deliberados, mas querem ser salvas por Jesus Cristo. Vejamos um texto Bíblico oportuno, que narra a respeito dos falsificadores.

Juízes 12:5-6

05 - Porque tomaram os gileaditas aos efraimitas os vaus do Jordão; e sucedeu que, quando algum dos fugitivos de Efraim dizia: Deixai-me passar; então os gileaditas perguntavam: És tu efraimita? E dizendo ele: Não,

06 - Então lhe diziam: Dize, pois, Chibolete; porém ele dizia: Sibolete; porque não o podia pronunciar bem; então pegavam dele, e o degolavam nos vaus do Jordão; e caíram de Efraim naquele tempo quarenta e dois mil.

A passagem mencionada, fala a respeito dos Gileaditas e Efraimitas, que estavam em desacordo um com o outro; de maneira que os Efraimitas não não sabiam pronunciar a palavra “Chibolete” mas, diziam; ‘Sibolete”. E com essa contenda a Bíblia faz menção que morreram quarenta e dois mil homens. Perceba que era uma palavra simples, mas os Efraimitas não sabia pronunciar.

Aprendemos com essa lição, que por mais simples que algo pareça, tudo nessa vida tem um objetivo do Senhor; e a pregação do Evangelho só pode ser executada se a pessoal realmente foi salva na graça do Senhor Jesus. Então, tem muita gente querendo assumir a identidade de crente sem ter nascido de novo na Palavra de Deus.

Em outra passagem Bíblia, encontramos o apóstolo Paulo exortando a Igreja para não cair nas armadilhas dos falsos crentes, que oferecem todos os tipos de perigos, especialmente a perda da salvação da alma.

II Aos Coríntios 11:26

Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos.

Perceba que existem os falso cristãos; os não salvo na pessoa de Jesus Cristo.

A natureza pode nos ensinar muitas coisas; como no caso do fauna em que existem aproximadamente 21 (vinte e um) tipos de Tatus. Como o Tatu galinha, rabo de porco, llhanos, mulita, peludo e etc. Mas, entre eles está um que recebe o nome de Peba.

Peba significa - De baixa qualidade, ruim, falso, sem valor, ordinário, e brega.

Trazendo esse exemplo para o âmbito espiritual, podemos encontrar também o crente peba, que nega a fé o todo momento. Vejamos o que Jesus disse a esse respeito.

João :20:27

Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.

Então a Palavra de Deus, nos manda ser crentes verdadeiros; isso porque é comum encontrar com pessoas que leva uma vida dupla. É crente, mas ao mesmo tempo tem um vida secreta no pecado.

No entanto, com Deus não funciona dessa maneira. Uma pessoa:

É crente ou incrédula;

Salvo ou condenada;

De deus ou do diabo.

Não adianta querer assumir uma falsa identidade espiritual porque a Deus ninguém engana.

Provérbios 15:3

Os olhos de Deus estão em todas as partes; Ele observa atentamente os maus e os bons.

A falsidade dos homens está instigando a ira de Deus, e as consequências são drásticas para os que trilham por esse caminho de engano.

Por fim, apenas um versículo mostrando o que acontecerá com os desobedientes à Bíblia Sagrada.

Oséias 10:4

Falaram palavras, jurando falsamente, fazendo uma aliança; por isso florescerá o juízo como uma erva peçonhenta nos sulcos dos campos.

Justiça é sinônimo de Julgamento para os infiéis, mostrando a sentença sobres os inimigos de Deus.

Pastor Robson Colaço de Lucena

OTPB Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil

Mat 16595