Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O Profundo Significado Espiritual da Palavra Gratidão!

Nunca se falou tanto em gratidão.

As redes sociais são inundadas diariamente com belas mensagens de agradecimento. Ao postar a foto do carro novo, da viagem tão aguardada, da reunião com os amigos, posta-se também a figurinha meiga das mãozinhas em oração. Já há estudos de especialistas analisando este comportamento.

Mas esta análise não é o nosso foco aqui.

A banalização da palavra gratidão é um sintoma da superficialidade que abordamos este nobre sentimento. Preconceito, opiniões exacerbadas, conflitos verbais, ira e outras atitudes nocivas fazem observar que há um longo caminho a percorrer neste aprendizado.

Gratidão vem do latim gratus e significa um ato de reconhecimento por alguém que nos prestou um benefício, algum tipo de favor. Em um sentido mais amplo é um agradecimento intenso pelas alegrias e dádivas que a vida nos propicia.

Friso entretanto que gratidão não é apenas o ato de retribuir atitudes ou situações agradáveis. É um estado de espírito e não deve fazer referência somente a fatos positivos mas a tudo que acontece em nossa vida, positivos ou negativos, bons ou ruins.

Não devemos deixar a gratidão sair em férias ou ausentar-se de nossa vida.

Quando estamos em dificuldades ou diante de um desafio, queremos a transferência da situação penosa, sem nos darmos conta de que a Vida está nos propondo uma transformação, de onde sairemos mais fortes, despertando nossa potencialidade infinita.

Fugir dos desafios equivaleria a receber um diploma sem estudar, receber a iluminação sem praticar. A vida é a escola da alma!

A adversidade nos acorda para melhorarmos nossos pontos fracos.É sensato afirmar também que ser grato não nos fará imunes aos problemas.

Trabalhar a gratidão em nossa vida é uma questão de como vamos enxergar e lidar com dificuldades, percalços e desafios.Aqueles que se fazem de vítimas e vivem reclamando guardam muita mágoa, estocam sentimentos nocivos na mente subconsciente e raramente conseguem se desenvolver.

A gratidão tem um sentido espiritual profundo pois nos faz reconhecer a soberania de Deus e a nossa filiação divina. Nosso olhar ultrapassa as fronteiras das circunstâncias fenomênicas.

Portanto, ser grato é compreender o propósito divino, mesmo sem saber o porquê. É crer, mesmo sem entender, que todas as situações contribuem para o nosso aprimoramento espiritual. Agradecer a Deus depois de uma graça alcançada é gratidão, agradecer a Deus antes de receber a graça é fé. Gratidão e fé andam juntas.

O Dr. Masaharu Taniguchi, fundador da SEICHO-NO-IE, exortou, na Revelação Divina da Grande Harmonia: “Reconcilia-te com todas as coisas do céu e da terra. Quando se efetivar a reconciliação com todas as coisas do céu e da terra, tudo será teu amigo. Quando todo o Universo se tornar teu amigo, coisa alguma do Universo poderá causar-te dano.”

Sejamos gratos! Que o encontro com a harmonia seja a nossa meta!

Que assim seja!
Alencastro Soares
Enviado por Alencastro Soares em 17/04/2019
Código do texto: T6625775
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Alencastro Soares
Rio Grande - Rio Grande do Sul - Brasil, 60 anos
10 textos (253 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 23/05/19 01:56)