O Profundo Significado Espiritual da Palavra Gratidão!

Nunca se falou tanto em gratidão.

As redes sociais são inundadas diariamente com belas mensagens de agradecimento. Ao postar a foto do carro novo, da viagem tão aguardada, da reunião com os amigos, posta-se também a figurinha meiga das mãozinhas em oração. Já há estudos de especialistas analisando este comportamento.

Mas esta análise não é o nosso foco aqui.

A banalização da palavra gratidão é um sintoma da superficialidade que abordamos este nobre sentimento. Preconceito, opiniões exacerbadas, conflitos verbais, ira e outras atitudes nocivas fazem observar que há um longo caminho a percorrer neste aprendizado.

Gratidão vem do latim gratus e significa um ato de reconhecimento por alguém que nos prestou um benefício, algum tipo de favor. Em um sentido mais amplo é um agradecimento intenso pelas alegrias e dádivas que a vida nos propicia.

Friso entretanto que gratidão não é apenas o ato de retribuir atitudes ou situações agradáveis. É um estado de espírito e não deve fazer referência somente a fatos positivos mas a tudo que acontece em nossa vida, positivos ou negativos, bons ou ruins.

Não devemos deixar a gratidão sair em férias ou ausentar-se de nossa vida.

Quando estamos em dificuldades ou diante de um desafio, queremos a transferência da situação penosa, sem nos darmos conta de que a Vida está nos propondo uma transformação, de onde sairemos mais fortes, despertando nossa potencialidade infinita.

Fugir dos desafios equivaleria a receber um diploma sem estudar, receber a iluminação sem praticar. A vida é a escola da alma!

A adversidade nos acorda para melhorarmos nossos pontos fracos.É sensato afirmar também que ser grato não nos fará imunes aos problemas.

Trabalhar a gratidão em nossa vida é uma questão de como vamos enxergar e lidar com dificuldades, percalços e desafios.Aqueles que se fazem de vítimas e vivem reclamando guardam muita mágoa, estocam sentimentos nocivos na mente subconsciente e raramente conseguem se desenvolver.

A gratidão tem um sentido espiritual profundo pois nos faz reconhecer a soberania de Deus e a nossa filiação divina. Nosso olhar ultrapassa as fronteiras das circunstâncias fenomênicas.

Portanto, ser grato é compreender o propósito divino, mesmo sem saber o porquê. É crer, mesmo sem entender, que todas as situações contribuem para o nosso aprimoramento espiritual. Agradecer a Deus depois de uma graça alcançada é gratidão, agradecer a Deus antes de receber a graça é fé. Gratidão e fé andam juntas.

O Dr. Masaharu Taniguchi, fundador da SEICHO-NO-IE, exortou, na Revelação Divina da Grande Harmonia: “Reconcilia-te com todas as coisas do céu e da terra. Quando se efetivar a reconciliação com todas as coisas do céu e da terra, tudo será teu amigo. Quando todo o Universo se tornar teu amigo, coisa alguma do Universo poderá causar-te dano.”

Sejamos gratos! Que o encontro com a harmonia seja a nossa meta!

Que assim seja!