Só você pode ser você (ainda vale a pena... nem que seja só por hoje!)

Meu coração se trinca em vários fragmentos quando olho nos seus olhos e não encontro mais aquele brilho radiante de outrora, quando escuto suas palavras repletas de desesperança e angústia, quando acompanho seus passos sem destino por ter permitido que lhe roubassem seus sonhos, quando sinto que as pessoas se não te ignoram, também não te acolhem nem te compreendem, porque se nada for feito, elas chorarão e tentarão entender por que você está tão perto de abrir mão da vida.

Queria ser um anjo da guarda que num sonho qualquer te mostra o futuro do qual você quer abrir mão porque agora não consegue enxergar a um palmo, como se estivesse dirigindo um carro em meio a um intenso nevoeiro. Sei os motivos. Você passou por um trauma muito grande e ainda não superou. Essa tristeza foi chegando, tomando conta de tudo, sugando sua energia e você se cansou de esperar a resposta que nunca veio, foi deixando de viver para apenas ver o tempo passar, entretanto não é justo com você.

Queria pedir para você parar de se culpar pelas coisas ruins que aconteceram nesse passado que ainda te atormenta tanto porque por mais que você chore, remoa o inevitável e acredite que o isolamento te protege de perigos, tudo já aconteceu, você não pode mudar e suposições, a bem da verdade, só servem para te adoecer, pois você não tem o poder de controlar a maneira como os outros agirão com você, mas tem a possibilidade de reagir diante do que foi feito. Iria mais longe para te curar: colocaria um curativo em cada uma dessas feridas que sangram.

Você cresceu ouvindo para “seguir o seu coração”. Tudo bem, é importante não abrir mão dos seus valores e buscar forças em si mesma para realizar seus sonhos. Cabe-me dizer que às vezes a sua mente te engana. E feio. Você pensa que as pessoas não gostam de você porque VOCÊ não se gosta, VOCÊ não se trata com carinho e respeito; por mais que eu queira que você resista, a decisão final deva partir de uma iniciativa sua, nem todo mundo que se aproximar terá a intenção de machucar. É ótimo se proteger, as adversidades mais duras são grandes professoras, contudo se fechar nessa conchinha de dor e complexos não vai facilitar o seu caminho rumo à recuperação.

Não posso mentir que não vai doer. Feridas tão profundas não se estancam num só dia. Dê-se tempo. Perdoe-se. Tenha mais paciência consigo mesma. O amor não é aquele cara babaca que quebrou o seu coração, ele foi só um idiota que cruzou o seu caminho com o objetivo de te ensinar a não agir da mesma forma. Deixe alguém te amar, tem quem queira te amar do jeito que você é, porém se você não se amar, sempre atrairá quem também não saiba te valorizar.

A opinião daquela moça que desmereceu o seu trabalho não é a verdade que os outros não dizem “só para não te magoar”, você não pode abrir mão de tudo que construiu porque UMA pessoa que nem é referencial de nada despejou ódio nas críticas. Tem quem precise da sua voz para lutar, quem necessite do brilho dos seus olhos para na caminhada continuar.

Não tem problema se num determinado trecho você optar por ir mais devagar; se você quiser, posso ir com você, te dar a mão, colo, abraço, repetir tudo isso mil vezes até você internalizar. Sim, eu posso. Quero ser luz e se puder salvar uma vida, me sentirei muito realizada.

Por hoje, não se culpe. Por hoje, não se maltrate. Por hoje, seja mais forte do que esses pensamentos intrusivos. Por hoje, não se odeie nem se compare com ninguém a quem você acha que parece mais feliz do que você porque as outras são as outras e você é você, elas só podem ser elas, mas só você pode ser você.

Só por hoje eu quero que você diga sim para a vida e amanhã tente de novo, até que perca a conta. Não sou o melhor exemplo para te dar conselhos, uma vez que também tenho meus momentos de fraqueza, porém confio que maior do que os problemas e as dores que me afligem é o Deus que cuida do meu coração, portanto deixarei um dever de casa especial porque ao longo da vida estamos sempre de um lado ou de outro da moeda: um dia consolamos e no outro somos consoladas, ajudamos e somos ajudadas, perdoamos para sermos perdoadas.

Gostaria que você, todos os dias, reservasse alguns minutos para meditar e se lembrar de algo que gosta muito. Vale seu pet, uma flor, a lua, um programa de televisão, qualquer coisa, qualquer coisa que te faça sorrir. Tente pensar em como você se sente quando acaricia a cabecinha do seu animal de estimação, quando olha nos olhinhos dele, o sentimento que transborda de você quando mira a lua cheia numa noite de primavera. Experimente escrever sobre isso. Pode ser um parágrafo simples, não importa. Deus olha com um cuidado singular para os mais necessitados, então não tenha medo de não saber como começar a fazer sua prece, se ela for sincera é o que conta.

Se não for exigir demais de você, sugiro que incorpore em sua rotina o hábito de agradecer pelas pequenas coisas, ainda que agora tudo que você enxerga seja a camada cinza de dor que te separa das cores de um coração preenchido pela alegria. Acredite que tem muita bondade nas pessoas, que nem todas são aproveitadoras e vão puxar o seu tapete, sorria de volta, seja gentil, por mais que a vontade de ficar na cama seduza mais do que arrumar a bagunça porque te entendo, é preciso tomar alguma atitude, a situação já se agravou demais e limpar uma casa que está bagunçada de ponta a ponta é missão de titã, todavia se você começa varrendo, já saiu do lugar e aos pouquinhos se enrola o tapete, se coloca as cortinas para lavar, troca-se a roupa de cama, separa em caixas aquilo que não tem mais conserto, o que não tem mais serventia para você e pode ter para alguém, limpa-se os vidros, encera-se o chão, corta-se o gramado, quem sabe passa uma demão de tinta para conferir frescor nas paredes, tudo devagarinho. Não deixe de celebrar essas coisinhas todas, só o fato de você ter essa percepção já denota que você merece o que te espera.

Eu sou capaz de enxergar todo o seu potencial e por isso dói tanto ver você vivendo como se nada mais fosse possível, onde já se viu?

Um dia alguém ainda vai te agradecer por você ter deixado as portas do seu coração abertas, e não, eu não quero que você diga que fui eu que te escrevi essa carta. Posso concluir um livro de seiscentas páginas te pedindo para não desistir, enumerando motivos, repetindo clichês, todavia se você estiver intencionada a escolher o caminho mais fácil, serão palavras jogadas ao vento. A decisão final partirá de você.

Do outro lado do arco-íris eu ainda quero te encontrar. Não vou desistir nunca de te amar. E à medida que você se aproxima do precipício, os ventos bagunçam seus cabelos, você se abraça e olha para o buraco escuro e infinito que te aguarda, Deus move montanhas, corre contra o tempo, empenha todos os esforços para que não seja tarde demais, pois você é uma ovelhinha pela qual ele tem um enorme apreço. Por mais que o rebanho siga sem você, Papai do Céu sentirá a sua falta, pois te designou uma missão especial, te abençoou com um dom que você não pode jogar fora em razão do ódio e não importa qual seja o tamanho da cruz que você carrega, os ombros estão condicionados a suportar o peso.

Se só por hoje você fechar os olhos e deixar a música do seu coração te tocar, você entenderá que não importa como nem quando, tudo irá se ajeitar.

Marisol Luz (Mary)
Enviado por Marisol Luz (Mary) em 11/05/2019
Reeditado em 11/05/2019
Código do texto: T6644721
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.