Racionalidade Linear

Racionalidade Linear

A racionalidade linear é a qualidade ou estado de ser sensato; seguindo em linha reta. E quando falamos em sensatez, isso tem relação com a vida espiritual e Deus.

De maneira que o pecador varia muito no seu comportamento, uma hora quer servir a Deus e de repente começa a sair do plano da salvação. Devemos ter o caminho reto em direção a Deus.

Hebreus 12:1-2

01 - Portanto nós também que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta.

02 - olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do Trono de Deus.

A determinação de Deus é que todos devemos seguir ir em linha reta rumo ao céu, o maior problema da humanidade é que o pecador venera demais esse sistema; adúltero, destruidor, ultrapassado, imoral e destruidor.

Toda vez que o homem se associa a esse sistema será destruído.

Isaías 30: 21

E os teus ouvidos ouvirão a palavra que está por trás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem se desviardes para a direita nem para a esquerda.

Perceba que não devemos ir para um lado nem para o outro, o que vai para a direita é aquele que se acha bom demais; o que vai para esquerda é aquele que assume as suas curvas, sabe que está errado mas não tem o menor desejo de mudar. Devemos seguir ir sempre em linha reta.

Deuteronômio 28: 14

Não te desviarás de todas as palavras que hoje eu Te ordeno, nem para direita nem para esquerda, andando após outros deuses para os servidores .

O raciocínio é o que nos faz diferente dos animais irracionais; até mesmo dos Anjos, Por que somos capazes de criar muitas coisas na Esfera material. Mas vivemos em um angústia existencial Por que não damos o devido valor a Deus; a primeira coisa a ser feita para mudar esse quadro É de onde é Amar ao Senhor por sobre todas as coisas, prestando-lhe culto de adoração.

Romanos 12: 1

portanto, irmãos, pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, Santo e agradável a Deus; este é o culto racional.

Todo ser humano é culpado do bem que não faz, especialmente quando esse bem tem relação com ele mesmo. de maneira que devemos amar a Deus; a nós mesmo e ao próximo. Não adianta dizer que amamos ao semelhante quando estamos ignorando a Deus.

Quanto a nós mesmo cada um dará conta de si; E neste caso o que a racionalidade entra.

I Pedro 3:15

Antes santificai ao senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer quer que vos pedir a razão da esperança que aí vocês.

Certamente a razão que aí nós tem o seu fundamento no Senhor Deus; é o que chamamos da verdadeira racionalidade linear no âmbito espiritual.

Que o senhor vos abençoe, rica e abundantemente.

Pastor Robson Colaço de Lucena

OTPB - Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil

MMA - Ministério Missão América