Ansiedade

Um passo de cada vez…

-Meu filho entrou para a faculdade com 17.

A filha da minha vizinha já está noiva.

Seu filho ainda não conseguiu emprego? Nossa faz muito tempo que ele terminou a faculdade e até agora nada.

Imagine você ouvir todas essas perguntas numa fração de segundos. Qual seria a sua resposta? Acredito que assim como eu o silêncio seria o mais adequado nesse momento ou apenas dizer que as coisas estão difíceis.

Geralmente essas perguntas causam frustração, medo, e o pior sentimento: fracasso.

O quanto você tem intimidade para falar sobre um assunto tão delicado na vida de alguém sem ferir?

Não seria melhor tentar mudar de assunto e auxiliar a mente a fazer novas coisas?

Assim faço.

Tenho acompanhado de perto o dilema de uma família querida que tem passado por esse problema. A falta de emprego para seu filho, já foram inúmeras tentativas, mas ainda não foi possível a conquista da tão sonhada carreira profissional. O que tenho feito para ajudar?

Simplesmente falo sobre assuntos que não relacionam a empregos. Preciso eu expor que meu emprego vai bem para alguém que esta, ansioso por uma vaga no mercado de trabalho? Preciso eu perguntar como essa pessoa esta se sentindo, sabendo eu, que ela não esta bem? O que devo fazer faço, converso sobre aquilo que não venha produzir nenhum sentimento negativo.

A ansiedade é um mal que nos atinge em todas as faixas etárias, o adolescente tem receio de notas baixas, tem medo de frustrar seus pais, o jovem deseja se sustentar e construir um futuro sólido. O idoso tem medo do como será sua vida.

Focamos tanto no amanhã que esquecemos de viver o hoje.

Queremos tanto um emprego excelente e esquecemos que muitos podem ser felizes com um salário que lhe proporcione o pão diário sem luxos. Que talvez a jovem não deseja casar tão cedo como sua mãe casou, que sonha em viajar conhecer algo novo antes de ter um filho. E que o rapaz estudioso ainda não tem um bom emprego com alto salário, pois, deseja ser chefe e não empregado. Você pode fazer um fio de cabelo cair por sua própria vontade? Você pode fazer o Sol retroceder? Não. A resposta é e sempre será não. Antes de querer achar soluções para a vida do outro, pense na sua. Ela é boa? Você é feliz? Mude a sua vida, deixe que o outro siga seu curso natural. A vida não tem roteiro a ser seguido… Muitos trabalham antes, e só depois fazem uma faculdade, alguns têm objetivos, outros querem ter paz. Alguns gostam de viver o hoje. Outros se preocupam com a velhice. A bíblia diz que Deus dá aos seus amados até mesmo quando estão dormindo. Faça desse versículo o seu mantra. Salmos 127.2. Peça em oração o que deseja e seja agradecido pelo que tem. Lute por seus sonhos se esse é o seu objetivo. Se não for, lute para ter o que comer, isso basta.

Um conselho, muitos jovens estão entrando em depressão por causa da pressão que familiares, amigos tem colocado sobre a carreira profissional, o suicídio acontece por medo do fracasso. Se você não pode ajudar, cale-se. Não estamos num teatro onde a peça tem um roteiro. A realidade é bem diferente. As perguntas fora de hora deixam marcas que se tornam lágrimas num travesseiro quando ninguém esta vendo. Os pensamentos voam e com eles desejos de fazer o mal a si. Cuidado com o que você dissemina. O que podemos fazer é orar para que nosso país saia da crise e assim tenhamos mudança. A ansiedade traz e desencadeia inúmeras doenças e muitas levam a morte. De nada adianta um diploma na parede se o dono está morto.