Leitura Bíblica Salmo 31.1 – 12.  
 
Muitas pessoas estão, nesse momento, tristes e revoltadas, sem alegria na vida. Isso pode ter muitas causas, como desemprego, enfermidades (própria ou de um familiar), perdas, fracassos, luto, decepções no relacionamento e outros. Não se deve ignorar esse problema, pois o abatimento não tratado pode causar problemas físicos e emocionais ainda mais sérios.
 
Na leitura Bíblica de hoje, nota-se que o salmista desabafa todo o seu desespero diante do Senhor. Pela descrição da sua situação, imagino que ele enfrentava uma dificuldade realmente grande: sentia-se fisicamente esgotado, sem fome nem apetite. A oposição que sofria da parte de seus inimigos era tamanha que afastou os vizinhos e até seus amigos.
 
Estava isolado, humilhado, vulnerável. Só lhe restava clamar a Deus, e ele o faz não com resignação, mas com real confiança de que Deus lhe mandaria o socorro necessário – tanto que no fim do Salmo o tom muda, e o poeta agradece e louva ao Senhor, alem de encorajar outros buscarem a ajuda de Deus.
 
Certo dia, eu também, estava profundamente triste e desorientado, mas a leitura desse Salmo me deu ânimo e coragem para derramar meu lamento diante de Deus. A oração me trouxe paz e ânimo para esperar pela intervenção divina. Não sei como está sua vida, mas quero encorajá-lo a não perder a esperança e contar ao Altíssimo os motivos do seu abatimento.
 
Atreva-se a ser bem honesto com ele, pedindo-lhe que o tire da prisão da tristeza, do desânimo, do medo, da perseguição. Peça que o Senhor lhe mostre o que você mesmo precisa mudar, dando-lhe forças para isso, e também que ele tire o que impede você de caminhar e pensar conforme os planos que ele tem para você. Enfim, faça como o salmista: chore, lamente, peça – mas também expresse sua confiança em Deus e sua gratidão pelo socorro enviado.