A VERDADE QUE A SOLIDÃO NOS TRAZ

Dependendo do ponto de vista de cada pessoa, a solidão pode ser considerada como uma coisa ruim, ou seja, a doença conhecida como, "O Mal do Século”. No entanto é preciso compreender de fato, o que é a solidão? Por que a sentimos? Será que a solidão é realmente esse vazio todo? Será que a solidão é mesmo um fantasma que assombra e atormenta? É preciso desvendar esse segredo e compreender as verdades que a solidão pode nos trazer e assim, decifrar sua linguagem e compreender os sinais que ela nos mostra. Quais são esses sinais?

São sinais emitidos pela sua intuição, a voz do seu coração. A solidão, na verdade é um pedido de socorro. É seu espírito clamando por um pouco de luz e paz. A solidão é um convite à reflexão. A solidão é um chamado para despertar a consciência. A solidão é o espelho da alma. O espelho que nos permite ficar frente a frente com nós mesmos e resgatarmos os nossos valores essenciais. Quais são esses valores? O amor próprio, auto-estima, serenidade, paz de espírito, discernimento, equilíbrio, paciência. São valores que trazem uma grande transformação em nossas vidas. Ao resgatar nossos valores essenciais, despertamos.

Ao compreender esses sinais, iniciaremos o processo de aceitação e transformação da nossa própria realidade. O primeiro passo para essa transformação é o desapego de toda a bagagem interna, que com o passar dos anos fomos acumulando em nossos corações e mentes. Quais são essas bagagens? O apego, o medo, o sentimento de culpa, as lembranças do passado e as frustrações. São bagagens desnecessárias, que se tornam um fardo muito pesado. Então, por que as carregamos? Carregamos essas bagagens devido à educação, à cultura e às crenças que nos foram impostas. Assim, criamos nossos hábitos e somos dirigidos pelos nossos temores.

Por outro lado, quando a solidão estiver presente em nossas vidas e não soubermos compreender suas razões, nem administrá-la de maneira coerente, estaremos cada vez mais distantes de nossos valores. Nossas emoções serão carregadas de angustia, tristeza e um vazio perturbador. Os pensamentos estarão sempre viajando pelas lembranças do passado, ou pelas incertezas do futuro. E, do momento presente só nos restará as lágrimas, a ansiedade, as lamentações e os ressentimentos. São as dores que sentimos na alma, por não compreender o vazio que nos fere. Na verdade, a solidão não é apenas o fato de estar só, você pode estar só e mesmo assim, desfrutar o melhor da sua própria companhia. Solidão não é apenas carência ou falta de atenção. Solidão é o esquecimento de si mesmo e a desvalorização do amor próprio. O amor próprio é a base para o autoconhecimento. O autoconhecimento é sinônimo de maturidade espiritual. Maturidade espiritual é a cura para as dores emocionais. Ame-se, cuide-se.

Ubiratan Bira
Enviado por Ubiratan Bira em 25/12/2019
Reeditado em 22/01/2020
Código do texto: T6826792
Classificação de conteúdo: seguro