Graça Soberana ou Salvadora

Graça Soberana ou Salvadora

Falar sobre a graça é um assunto rotineiro que todo pregador expressa durante as homilias; que seja de maneira implícita ou explicita, tendo em vista que toda mensagem Bíblica desfruta da mesma como uma de suas vertentes. Não havendo a graça, a salvação não pode ser evidenciada, porque é desse Dom de Deus que começa todo o processo de aceitação do pecador como uma nova criatura diante de Jesus Cristo. A mesma é favor feito a pessoa não merecida.

Efésios 2:4-5

04 – Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor que nos amou,

05 – Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (Pela graça sois salvos).

Lamentavelmente, todos os dias a humanidade ofende a Deus, e cada um de nós estamos dentro deste contexto. Somente a graça é capaz de alcançar a humanidade pecadora.

Em outra esfera uma coisa interessante acontece com a misericórdia, tendo em vista que é a irmã gêmea da graça. Misericórdia é um substantivo feminino – Sentimento de solidariedade; dó; compaixão e piedade. Quanto a Graça também é um substantivo feminino que expressa os mesmos sentimentos. Ambas andam de mãos dadas.

Lamentações 3:22-23

22 – As misericórdias de Senhor são as causas de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim.

23 – Novas são a cada manhã; grande é a tua fidelidade.

Perceba que a “Graça é Misericórdia” não ficam velhas, são novas a cada manhã; mostrando que Deus nunca desistiu da humanidade, tendo um plano especial para cada pessoa. Mas, a chamada é pessoal e cada um tem que revelar-se aceitando a Jesus Cristo como salvador.

Tito 2:11-12

11 – Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens,

12 – Ensinando-nos que renunciando a impiedade e as concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente.

Para desfrutar da graça salvadora é fundamental abster-sede duas situações:

• Impiedade – Caráter ímpio; que não tem fé; que despreza a Deus;

• Concupiscência – Cobiça material; desejo demasiado da carne; anelar os prazeres carnais.

A Graça Soberana ou Salvadora é para todos; mas nem todos os homens a deixa ser aplicada as suas vidas, porque estão embelezados com as coisas do mundo. Sabendo que outro significado para a palavra graça é: Encanto ou beleza. Por sua vez se o homem tivesse a sua atenção voltada para as coisas de Deus, não ficaria enganado com o pecado.

Para ser agraciado pelo Senhor Deus é necessário um relacionamento pessoal com o mesmo, que começa acontecer através da leitura Bíblica e oração.

Por fim fica a meditação no último versículo.

Hebreus 4:16

Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça afim de sermos ajudados em tempo oportuno.

Pastor Robson Colaço de Lucena

MMA - Ministério Missão América

OTPB – Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil