TAREFAS DE CASA PARA OS FILHOS: ELES PRECISAM DELAS

Quando exijo que os meus filhos participem das tarefas de casa, eles não gostam. Resmungam, mas fazem. Outro dia mandei um deles limpar as portas, ele me perguntou pra que isso de limpar portas. Respondi que ele deve fazer mais vezes essa limpeza observando o antes e o depois até que compreenda que é dever de todos cuidar do lugar onde vive.Quando procuramos imagens na internet sobre esse assunto, vemos a maioria das imagens romantizadas, figuras poéticas da realidade. Pessoas tirando poeira com sorrisos no rosto. Não tem nada demais em gostar de fazer limpeza, mas a realidade é que a maioria das crianças e adolescentes preferem não ter que fazê-las, especialmente se forem meninos.

ELES NÃO GOSTAM. MAS FAZEM. COMO MÃE, NÃO É O MEU PRINCIPAL PAPEL AGRADÁ-LOS, MAS TORNÁ-LOS INDEPENDENTES DE MIM.

Quero que meus filhos aprendam as coisas básicas, como lavar a louça, limpar casa, passar as roupas, preparar uma refeição entre outras coisas porque acredito que é responsabilidade minha ensiná-los. Alguém pode dizer que eles precisam ter boa educação e bom emprego para que possam pagar alguém para fazer por eles. Posso dizer que concordo com Regina Macedo, "viver se aprende vivendo", que uma boa educação começa em casa, pois ao aprender a cuidar dos serviços de casa, eles também têm a oportunidade de aprenderem a respeitar o trabalho das outras pessoas. E quanto a ter dinheiro, uma pessoa inteligente sabe que dinheiro não compra tudo. Às vezes, uma pessoa pode ter o dinheiro e ainda assim não ter acesso ao objeto do seu desejo.

No futuro, se eles farão o que aprenderam em casa? Não sei. Se eles poderão fazer uso do que aprenderam em casa? Certamente.

Assim, o que agora eles aprendem debaixo da "lei materna" poderão usar debaixo da liberdade de saber fazer. De modo que não serão cativos da ignorância do saber doméstico, a menos que o queira.

Entendido isto, serei uma mãe de sucesso quando os meus filhos adultos não precisarem mais de mim, mas mesmo assim desejarem a minha presença.