ENSINE SEU FILHO A CUIDAR DE VOCÊ

Se você procurar na internet uma imagem com os descritores filho dando remédio/ ajudando/ dando àgua à mãe, por exemplo, provavelmente terá dificuldade de encontrar, e se encontrar ainda será num contexto de brincadeira.

Muitas vezes, os filhos crescem e não se dão conta de que os pais precisam de ajuda.

Fico pensando se isso não parte do costume de que sempre foram os pais que cuidaram deles.

A imagem de que os pais podem resolver sozinhos fica dentro de suas mentes, apesar de qualquer problema, na maioria das vezes, são fortes e independentes, e mesmo quando abatidos por algum problema, a solução já está chegando.

Penso que por isto, os pais devem ensinar os filhos a lhes cuidar.

Peça atitudes de seu filho que o treine para servir não apenas a ser servido. Servir não apenas a você, mas aos outros também. Peça para fazer um lanche, um suco, um copo com água, um remédio (que você deve ler ao receber), peça se possível para pentear seus cabelos, ainda que não faça direito, pegar uma toalha, enfim, existem muitas ocasiões em que seu filho pode lhe ajudar. Faça isso de modo que ele não se sinta obrigado, mas motivado. Ajude-o a ver que você não é esse super herói, capaz de resolver tudo, que também gosta de ser cuidado e por vezes precisará de ajuda. Mas, jamais diga coisas do tipo " Eu já faço tanto por você." Seja grato. Diga palavras que o faça se sentir feliz em ajudar. Palavras como "Gosto do suco que você faz", "Que bom que você está aqui." "Obrigado pelo seu cuidado, ou por cuidar de mim". Enfim, a gratidão e o elogio são ótimos combustíveis de motivação.

Ademais, é muito difícil alguém que cuida não se apegar ao ser cuidado. Cuidar é exercício do amor.