Imagem: Google
 


Relacionamentos Abusivos

Estamos vivendo em um mundo em constante transformação tecnológica. A cada dia surgem mais e mais inovações que nos prendem e nos mantém conectados a maior parte do tempo. Mas, esse mundo digital parece que superficializou os sentimentos afetivos e observamos que os casamentos, os namoros, as relações afetivas estão cada dia mais frágeis, o compromisso com o outro está sendo minimizado em prol da conectividade, da novidade de última hora. 

As pessoas estão tão próximas e tão distantes ao mesmo tempo; e por encontrarem-se nessa condição assistimos a procura pela pessoa especial e perfeita, só que não existe e então experimenta-se o sentimento de solidão e carencia afetiva. Como consequência, algumas acabam sujeitando-se a relacionamentos abusivos de toda ordem e o mais cruel desses é o do abuso psicológico que mantém o outro refém sendo violentado e subjugado diariamante por gente mal caráter e psicopata. Por amar demais e por estar carente de afeto e de ser amado a pessoa acaba não enxergando que envolveu-se com um ser pernicioso que acaba sugando o seu brilho e alegria de viver. Quantas pessoas acompanhadas em lares aparentemente perfeitos estão infelizes neste exato momento?! E essa realidade afeta a ambos os sexos. Homens e mulheres conectados e com todo o tipo de informações e produtos que a indústria do marketing digital empura garganta abaixo. O culto a beleza, o status do poder, da mais valia, entre outros, tem ocupado o espaço na mente das pessoas e gerando angústias que a tornam vulneráveis e assim, presa fácil para os abusadores. 

O mundo digital não é o vilão da história. Ele apenas é um elemento que exarcebou o já acontecia antes e era algo velado em nossa sociedade. O que dizer dos casamentos que duravam 50 anos? Mas, e em que condições esses amores longevos se deram? A mulher no passado não tinha essa independência que tem hoje para fazer as suas escolhas. Os homens, não separavam, pois era considerado o chefe da família, porém mantinham uma vida dupla com amantes ou até mesmo um segundo relacionamento. Quantos e quantos casais foram infelizes durante toda uma vida? Quantos homens e mulheres sofreram nas mãos de abusadores físicos e/ou psíquicos?

Fato é que os problemas sempre existiram e os relacionamentos abusivos também. Todavia, parece que nos últimos tempos esse número tem aumentado consideravelmente; a sociedade precisa desacelerar um pouco da conectividade e dar tempo ao tempo para a construção de relações saudáveis e duradouras e permitir a construção de sentimentos profundos fortalecendo o elo da corrente chamada família e não é no meio digital que isso ocorrerá; será no mais tradicional dos métodos humanos - o diálogo cara a cara, olho no olho com mais interatividade e menos conectividade.

Alvaniza Macedo
19/09/2020





 

 
Alvaniza Macedo
Enviado por Alvaniza Macedo em 19/09/2020
Código do texto: T7067486
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.