Qualidade de vida. Inteligência emocional.

Vamos navegar nas águas tranquilas da emoção?

Para isso, não guarde emoções negativas. Governe as suas emoções.

Diga para si mesmo: "Não quero ser escravo deste aborrecimento, desta adversidade, desta ofensa, arrogância, humilhação, ou seja por qualquer coisa de ruim."

RAM – Registro Automático da Memória. No computador você tem o comando; você pode deletar o que foi registrado. Na mente humana não. Você não pode apagar o que foi registrado. O que você pode fazer é reeditar o "texto", dando uma nova versão ao registro. Para tanto, saiba filtrar o que leva para dentro da sua memória.

Quem não aprende a proteger sua emoção e a governar seus pensamentos tem chances reduzidas de ser feliz, tranquilo e sábio. Os que almejam ter qualidade de vida precisam entender que seus maiores problemas estão dentro de si mesmos e que a pior prisão do mundo é o cárcere da emoção.

Para sermos felizes, serenos e lúcidos, precisamos investir em nossa qualidade de vida emocional e intelectual. Proteger nossa emoção e gerenciar nossos pensamentos. Por que pensar ou sofrer pelos problemas do amanhã se o amanhã inexiste, é incerto, e não temos controle sobre ele ? Por que se angustiar pelo passado e ficar remoendo, se ele não pode retornar ?

Podemos se ricos financeiramente mas miseráveis emocionalmente.

Você sabia que todos os dias você planta flores ou deposita lixo nos solos da sua memória ? Pois jogue o lixo fora e cultive flores. Muitos adultos possuem uma criança ferida dentro de si. Por isso precisamos conhecer a psicologia do PERDÃO.

É impossível convivermos socialmente sem nos frustrarmos com as pessoas. As vezes, as pessoas que mais amamos são as que mais nos machucam.

A memória humana não registra o objeto real, mas o objeto interpretado. Registramos não a realidade objetiva dos problemas mas a nossa interpretação.

O primeiro caminho para resolver um problema com realismo é proteger a emoção e gerenciar os pensamentos. Algumas dificuldades são banais par uns e gigantescas para outros. Não se deixe contaminar com os problemas externos. Os problemas de fora precisam encontrar um eco em nossa memória para nos perturbar. Se encontrarem esse eco,causarão um tremendo impacto no território de nossas emoções. Lembre-se; O semelhante atrai o semelhante. O abismo atrai o abismo.

Talvez haja mais problemas internos para serem resolvidos do que os externos que surgem diariamente. Os registros na memória são automáticos e é impossível deletá-los ou apagá-los. Todo lixo depositado em nossa memória – mágoas, rejeições, humilhações, ofensas, medos, perdas – só pode ser reeditado e nunca apagado. É preciso filtrar o que guardamos na memória, jogando o lixo fora.

Aprenda a educar suas emoções. Para educá-la é preciso protegê-la contra os estímulos estressantes. Contemple o belo nas pequenas coisas da vida e não fique girando em torno dos problemas. Reprisando > O que fica registrado na memória humana não é a realidade exterior, mas a realidade interpretada. Assim sendo uma barata pode ser tornar um monstro, na nossa cabeça.

Como vimos até aqui; o registro da memória é automático. Não depende da nossa vontade. Todos os pensamentos e emoções são automática e involuntariamente registrados pelo fenômeno RAM. O registro não pode ser evitado pois é automático, mas a interpretação do fato pode ser filtrada, gerando um registro mais brando.

Você é aquilo que interpreta, sente, pensa e registra. Tome consciência de como você interpreta e registra os eventos do dia-a-dia e você estará investindo em qualidade de vida.

O fenômeno RAM registra milhares de experiências nos solos da nossa memória. Independe da vontade humana. A emoção determina a qualidade do registro. Quanto maior a carga emocional, mais intenso é o registro. Daí se explica quando ficamos profundamente angustiados ao lembrar de experiências ruins do passado, esse passado pode ser ontem ou há mais de 30 anos, não importa. Causam-nos muita perturbação e uma grande aflição. Por que? Porque o registro foi intenso e não soubemos interpretar, filtrar e registrar esse evento.

Guarde isto > "Não pensamos com palavras, mas com imagens mentais. Os quadros mentais formam o nosso pensamento."

Portanto, aprenda... tente diariamente! Leve este texto consigo. Leia, releia, decore se for preciso e saiba navegar nas águas tranquilas da emoção. Sem falar no bem que isso faz à sua saúde, pois quando a cabeça não está bem, o corpo reage, reclama, sobrevindo os desconfortos, dores, e até doenças.

Saiba como reagir contra os pensamentos negativos e a tensão emocional, produzindo ideias seguras contra as experiências ruins, dizendo para si mesmo com convicção > "Não quero ser escravo dessa ofensa, arrogância ou humilhação." Você tem que neutralizar rapidamente a carga negativa que surgir, caso contrário o fenômeno RAM irá registrá-la. Porque depois de registrada não há como voltar atrás.

O medo da falha propicia a falha. O medo do fracasso acelera o fracasso. Pense nisso. Vamos de novo à técnica da repetição > É preciso saber filtrar os estímulos estressantes do dia-a-dia, afastando os focos de tensão. Lembre-se; a emoção define a qualidade do registro. Transtornos emocionais ocasionam péssimos registros nos solos da sua memória.

Se for preciso, ria de si mesmo se encarar o futuro como um monstro. Se o futuro lhe parecer um monstro. Ria, desdenha. Tenha uma vida bem humorada. O bom humor extrai força da fragilidade e nos estimula a caminhar. Guarde isso. "A energia mais mal paga é a que é usada para se auto-punir e reclamar.

Lembre-se; A pior prisão do mundo é o cárcere do medo. Saiba que o maior carrasco do ser humano é ele mesmo. Você é aquilo que acredita no seu coração. É aquilo que acredita. Se você acredita, assim é. Não seja escravo dos pensamentos negativos. O pensamento positivo dissipa o medo e a preocupação.

Viva com entusiasmo ! Lute pelos seus ideais ! Lute pelos seus sonhos !

Ilustre mentalmente os seus desejos e trabalhe no seu objetivo.

Edir Araujo

Copyright@2017 todos os direitos reservados

Autor de A passagem dos cometas, Risos e lágrimas, A boneca de pano, Fulana (inédito) e muitos poemas, crônicas, contos, microcontos e artigos publicados na web "ad aeternum".

Edir Araujo
Enviado por Edir Araujo em 04/11/2020
Reeditado em 02/05/2021
Código do texto: T7103873
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.