SEMÁFORO DA AUTOPRESERVAÇÃO

SINAL VERMELHO:

PARE de colocar defeitos em você mesmo. Defeitos as pessoas encontram naturalmente, não precisa mostrar a elas, especialmente ao cônjuge. Exemplos: Meu cabelo está feio!

Minha barriga está grande! Sou desastrado (a) mesmo! Entre outros.

PARE de contar tudo que acontece na sua vida para outras pessoas, muitas não querem lhe ajudar, apenas especular mesmo.

PARE de guardar tudo pra si mesmo, isso traz doenças. Descubra uma pessoa séria para desabafar e que se importe com você. Ore que o Senhor lhe guiará até ela. MAS não sobrecarregue demais essa pessoa com os seus dilemas, lembre-se de que ela já tem os dilemas dela também.

PARE de contar todos os seus planos aos quatro ventos. Alguém pode simplesmente roubar a sua ideia ou atrapalhar, antes mesmo de você fazer um esboço.

PARE de postar tudo que lhe acontece nas redes sociais. Elas não são diários pessoais. Isso pode lhe trazer sérios problemas sociais e emocionais.

SINAL AMARELO

Se for para chamar a atenção que seja por coisas positivas, MODERE sobre as coisas que você fala sobre si mesmo. As pessoas podem lhe ouvir só por educação e não porque estão acreditando, ainda que sejam verdades.

MODERE ao enumerar suas virtudes, pessoas que se acham cheias de si, tornam-se desagradáveis.

MODERE ao apontar seus defeitos, se já os conhece, corrija-os.

MODERE ao opinar sobre assuntos que não lhe dizem respeito, todos têm o direito de se acharem certos e de acharem os outros errados. Não crie inimigos à toa.

MODERE as palavras quando estiver irritado(a). Prefira o silêncio, mas não a ausência permanente de diálogo.

SINAL VERDE

SIGA em frente com os seus planos sem se esmorecer com as dificuldades.

SIGA sendo amável com as pessoas. O mundo precisa disso.

SIGA fazendo o bem. Acredite, a lei do retorno existe, embora nem sempre volte pela mesma estrada. Ou seja, o bem que você fizer a uma pessoa pode voltar através de outra.

SIGA fazendo o que é certo por ser o certo, isto vai lhe poupar do desgosto da ingratidão, uma vez que você não espera recompensa.

SIGA conversando com Deus sobre tudo. Somente Ele tem estrutura para lhe ouvir e acudir em todos os seus ais.

SIGA encarando a realidade, mas sem jamais duvidar das possibilidades boas.

SIGA acreditando que o impossível não existe. Isso será saúde para os seus ossos e para a sua mente.

SIGA fazendo boas leituras que lhe possibilitem crescer como pessoa.

SIGA fazendo exercícios físicos e tendo boa alimentação, você não sabe quanto tempo vai viver, se for para viver muito que seja da melhor forma possível.

SIGA administrando bem o que ganha. Preserve para o seu futuro. É muito difícil ter que trabalhar quando as forças se tornam poucas.

SIGA se relacionando com as pessoas, visitando, conversando pessoalmente. Conversar com boas companhias areja a mente e reflete no bom desempenho das coisas.

SIGA descobrindo e vivendo o que lhe faz bem de verdade.