Aprenda a dizer “NÃO”

Esse tema foi sugerido por uma amiga Coachee. Ela gostaria de dizer “Não”. Como Coach em Gestão de Emoções, entendo que devemos dizer não sem nós explicarmos. Porque, nem sempre falar "sim" é a melhor alternativa. Mesmo que você tenha dificuldades, é necessário dizer "não" em algumas situações.

Quando você é gestor de suas emoções você aprende a dizer “Não” sempre pensando em você e sendo fiel ao que você sente. Exemplo, quando alguém quer que você faça algo. Logo, pessoas maduras são compreensíveis, e suas amizades não vão acabar por causa de um "não". Seus amigos e filhos, especialmente os filhos, não vão te esquecer porque você quis ficar sábado à noite em casa. Acalme o seu coração, fale “Não”, esse não te liberta.

Existem momentos em que é preciso saber estabelecer limites e não ceder diante de manipulações e chantagens emocionais dos outros.

Usando a frase do humorista americano Josh Billings, do século 19, ele disse: metade dos problemas da vida deve-se ao fato de que dizemos “sim” muito depressa e demoramos muito para dizer “não”.

Na gestão de emoções temos que concordar como Josh e com o físico alemão Albert Einstein que também deixou essa frase poderosa: toda vez que você diz “sim” e quer dizer “não”, morre um pedacinho de você. Como Coach eu recomendo que assuma a sua vida e a sua fala. Tenha sempre em mente: enquanto estiver no seu direito, você não é culpado.

Tem pessoa que só quer ouvir sim. Se você conhece bem a pessoa, é hora de ela saber ouvir o seu não. Porque no relacionamento pessoal, nem tudo são rosas. Às vezes, as pessoas não gostam de ouvir "não", e o que você pode fazer sobre isso? Nada! Se elas não sabem ouvir, a culpa é delas e não sua.

Um dos princípios da gestão de emoções é que tenha amor-próprio, você não precisa agradar ninguém. Tenha sempre isso em mente e nunca se sentirá culpado por negar alguma coisa.

O “sim” e o “não” estão intimamente conectados a sua mente e a sua emoção. Trabalhe a sua autoestima. Uma vez que você esteja bem consigo mesmo, não vai temer dizer "não" e, consequentemente, se verá livre do medo de não gostarem de você.

Como disse Paulo Coelho, jamais diga um “sim” com os lábios, se seu coração diz “não”. E nos achamos generosos, compreensivos, educados. Porque o “não” tem fama de maldito, egoísta, pouco espiritual. Cuidado com isto. Há momentos em que – ao dizer “sim” para os outros, você está dizendo “não” para si mesmo.

Um bom domingo!

Jorge Guimarães

Coach em Gestão de Emoções

Jorge Guima
Enviado por Jorge Guima em 14/03/2021
Reeditado em 14/03/2021
Código do texto: T7206420
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.