Dependência emocional

Hoje estou trazendo um tema a pedido de um Coachee (cliente) que pediu sobre que eu falasse sobre dependência emocional. O que é dependência emocional afetiva e como o Coaching pode ajudar a vencê-la!

A Dependência Emocional é uma dependência afetiva que ocorre em relacionamentos interpessoais (amorosos, familiares, amizades, profissionais). Somos dependentes desde da barriga da mãe. Os nossos pais constroem uma rede de proteção para que nos sintamos sempre protegidos e seguros. É quando adultos, como fazemos?

Baseado nas pessoas que tem dificuldades para viver bem sem essa figura de dependência ao seu lado, vamos fazer compreender que a dependência emocional oculta uma necessidade de controle e segurança, manifestada por alguém que não confia em si mesmo. Como resposta direta, a pessoa busca a segurança que não tem em si mesma no outro, seja no relacionamento de casal, na família, amigos, no colega de trabalho, etc. Para conseguir romper com os elos da dependência emocional e superá-la é fundamental começar a entender de onde vem esse apego sem limites.

As causas da dependência emocional estão associadas ao medo de errar e de ser rejeitado, além do temor de ficar sozinho. Podem ter origem numa infância superprotegida ou ser consequência de alguma situação traumática ao longo da vida. Isso é projetado na vida adulta, e a pessoa depende dos demais para reconhecer suas virtudes. É depositada no outro a expectativa de preencher o vazio, buscando uma completude.

Os principais sintomas de dependência emocional são:

- Medo de errar e ser rejeitada (o que faz com que ela não se sinta capaz de tomar decisões ou realizar ações sozinha).

- Exigência de atenção e ciúme exagerado.

- Hábito de fazer tudo pelos outros, com o objetivo de sempre manter a pessoa por perto e fortalecer a dependência;

- Dificuldade de dizer não e discordar, por medo de rejeição;

- Incapacidade de se sentir bem sozinha/o;

- Dificuldade de tomar decisões sozinha/o;

- insegurança no relacionamento interpessoal;

- Inexistência de planos que não envolvam a outra pessoa;

- Tendência a estar em segundo plano, porque precisa ter a outra pessoa sempre por perto para alimentar a dependência;

- Insegurança e hábito de ser possessivo e controlador;

- Falta de interesse por outras amizades ou relacionamentos;

- Incapacidade de planos pessoais que não envolvem a outra pessoa;

Ter consciência desta dificuldade e possíveis causas associadas é o primeiro passo para se livrar da dependência emocional. Para superar a dependência emocional, o primeiro passo é reconhecer que ela existe, que se trata de um problema que precisa ser enfrentado. Procure um profissional, um psicólogo, psicanalista ou mesmo um Coach.

Se você se sente tão dependente a ponto de sufocar a própria individualidade e não conseguir enfrentar a vida sozinho, o ideal é procurar ajuda profissional para orientá-lo na busca pela independência emocional.

Tenha um bom dia!

Jorge Guimarães

Coach em Gestão de Emoções

Jorge Guima
Enviado por Jorge Guima em 17/03/2021
Código do texto: T7208913
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.