Seja Dona Da Sua Felicidade

O tema de hoje, domingo, seja dona da sua felicidade. Não existe fórmula de como alcançar uma vida feliz. O que não verdade existe é um conjunto de ações práticas e virtuosas que deve criar a partir do que aprendemos para colocar para sua vida.

Para Aristóteles (filosofo grego) a felicidade é o bem maior desejado pelo ser humano e, por isso, suas ações serão em direção a esse fim. Para alcançar a felicidade, o ser humano precisa pautar suas ações na prática de ações virtuosas.

Segundo Epicuro (filosofo grego) para ser feliz seria necessário controlar os nossos medos e desejos de maneira que o estado de prazer seja estável e equilibrado, com um consequente estado de tranquilidade e de ausência de perturbação. ... A combinação desses dois estados constituiria a felicidade na sua forma mais elevada.

Nietzsche (filosofo alemão) viu a mera busca da felicidade, aqui definida como aquilo que dá prazer, como um desperdício sem graça da vida humana.

Muitos outros filósofos deixaram suas contribuições.

O que é felicidade para nós? A felicidade é estar bem com seu espirito, mente e corpo. É estar em sintonia com seus valores, decisões e atitudes, com o que você pensa, fala e faz. Felicidade é uma jornada e não um destino. Feliz é aquele que não se compara, não julga e não inveja os outros. É um verdadeiro estado de uma consciência plenamente satisfeita; satisfação, contentamento, bem-estar.

É algo surreal, parece contraditório, mas precisamos muitas vezes ficarmos tristes para sentirmos o que é a felicidade. Precisamos passar por uma dor, perda, doença, para conhecemos que o que desejamos é ser feliz.

No outro dia li na Internet, uma frase que me chamou atenção, exposta lá, Não delegue aos outros aquilo que depende exclusivamente de você. Por fim, você como gestor de suas emoções não pode terceirizar essa função, seja responsável pela sua felicidade.

Tenha um excelente domingo, abençoado por Deus!

Jorge Guimarães

Coach em Gestão de Emoções

Jorge Guima
Enviado por Jorge Guima em 28/03/2021
Código do texto: T7217775
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.