Pecado do Ócio

Pecado do Ócio

Ficar ocioso atrai muitos perigos em todos os sentidos; de maneira que existe um adágio que diz: “Mente vazia é oficina do diabo”.

A Bíblia Sagrada destaca vários versículos que condenam esse comportamento. II Tessalonicenses 3:6-7 * 06 - Irmãos em nome do nosso Senhor Jesus Cristo nós ordenamos que se afastem de todos os irmãos que vivem ociosamente e não conforme a tradição que receberam de nós. / 07 - Pois vocês mesmos sabem como devem seguir o nosso exemplo, porque não vivemos ociosamente quando estivemos entre vós.

No contexto atual podemos nos deparar com esses tipos de pessoas, tanto na Igreja evangélica como na católica. Os tais, aparecem subitamente nas casas dos irmãos, intitulando-se como missionários e obreiros do Evangelho; e ao hospedarem-se quem comer do bom e do melhor; começam a pedir algumas coisas como: roupas, malas, objetos pessoais e por fim solicitam ajuda financeira para se deslocarem para outra cidade. E assim, vão levando as suas vidas improdutivas.

Dando continuidade ao texto no início, o apóstolo Paulo foi enfático dizendo o seguinte: II Tessalonicenses 3:8 - Não comemos coisa alguma à custa de ninguém, ao contrário, trabalhamos arduamente e com fadiga, de dia e de noite para não sermos pesados a nenhum irmão.

O diabo aproveita da vadiagem para destruir os ideais das pessoas às levando a uma existência de vagabundagem; quem trabalha no campo missionário conhece bem o dilema; de maneira que sou testemunha pessoal de que quando chego em uma praça, esquina ou pequenos comércio, normalmente existe um grupo de pessoas, especialmente aposentados, que ocupam o tempo jogando ou batendo papo. E ao começar a pregar o Evangelho, vem imediatamente a crítica ou censura; mas, quando se permanece no local por mais dez minutos; começa novamente os comentários sórdidos, como: A filha de fulano está transando com o namorado; a mulher daquele cidadão parece que está traindo; o filho está se acompanhando com viciados; e assim consecutivamente. Os mesmos esquecem que tem esposa, filhos e uma reputação.

Notoriamente, é satanás que inspira essas pessoas a viverem na ociosidade, e não cuidarem das suas vidas. Daí o motivo que o apóstolo Paulo escrevendo para Timóteo, fez a seguinte citação. I Timóteo: 4:16 - Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina, persevera nestas coisas, porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.

As pessoas incrédulas não têm o conhecimento de que o diabo drena a energia vital humana através dos pensamentos, conversas torpes, sentimentos negativos como: ódio, mágoa, rivalidade, inveja e etc.

Por fim, vamos meditar no Livro de Provérbios, que traz uma grande narrativa a respeito da ociosidade. Provérbios 6:9-10-11 * 06 - Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado, quando te levantarás do sono? 10 - Um pouco de dormir, um pouco de toscanejar, um pouco de repousar de braços cruzados? 11 - Assim sobrevirá a tua pobreza como meliante, e a tua necessidade como um homem armado.

Então, devemos ter uma vida produtiva, tanto diante dos homens como na presença de Deus, para que no dia do juízo final possamos ter grandes obras para apresentar ao Senhor Jesus.

Seja abençoado, rica e abundantemente.

Pastor Robson Colaço de Lucena

Visite o site

www.missaoamerica.com.br