O primeiro e mais sábio coach da humanidade: Jesus

Segundo o cristianismo, a Sexta-feira Santa é uma data de reflexão e simboliza o sacrifício de Jesus Cristo na cruz. Jesus Cristo é considerado, para os cristãos, como o filho de Deus. Também chamado de Cristo, foi profeta e líder religioso dos judeus, sendo o principal nome do Cristianismo. Além disso, sua presença é ligada à figura do mensageiro de Deus. Mas você sabe a história de Jesus? Se não, vamos explicar nessa matéria!

O primeiro e mais sábio coach da humanidade: Jesus. Na Bíblia, está claro que o Coaching não é nenhuma novidade. Os povos primitivos e mais tarde também Jesus faziam isso com grande propriedade.

Naquela época, a comemoração da Páscoa era simbolizada por comer pães ázimos e imolar um carneiro.

O pão ázimo era o pão sem fermento. Era uma semana de jogar o fermento velho fora, que já não tinha força para a levedura para depois começar um fermento novo.

Imolar o carneiro era sacrificar um carneiro. Era a morte para comer a carne e extrair o sangue do animal e aspergir nas pessoas como sinal de aliança.

Segundo o simbolismo do pão ázimo é que é preciso jogar fora o “ fermento velho”, ou seja, o que não serve mais, o que não tem mais força para nos elevar e fazer progredir e recomeçar a partir do novo. E a morte do carneiro significa que é preciso esse recomeço, mesmo que isso custe a vida.

Segundo a Bíblia, depois dessas comemorações feitas há séculos pelos povos antigos, veio Jesus e entregou seu próprio corpo e sangue “como um carneiro imolado” para nos fazer compreender justamente isso: É preciso essa renovação. É preciso passar por um processo de mudança e evolução e a Páscoa significa justamente essa passagem do velho para o novo.

No Coaching, fazemos isso com grande precisão. Essa passagem, essa mudança das antigas crenças para as novas, essa mudança de mentalidade e de atitudes, essa “morte” do que já não serve mais para a nossa vida e a criação de novos hábitos, novas crenças para justamente alcançar essa vida em abundância que foi pregada pelo próprio Jesus. Mas é preciso estar disposto, ciente e confiante.

A mudança passa por esse entendimento. É preciso matar o que não serve mais e renascer, fazer ressuscitar o novo. A história da Humanidade não se divide em antes e depois de Cristo? É isso que entendemos dessa passagem da Bíblia, Cristo na verdade não morreu. Ele se entregou e ressuscitou com maiores poderes, com mais sabedoria e mudou toda a história da humanidade.

E você, quanto está disposto a matar suas crenças e suas certezas absolutas? O quanto está disposto a viver o extraordinário da vida? O quanto você se propõe a passar alguns dias comendo pães ázimos e imolando um carneiro, ou seja, sacrificando alguns dias de sua vida para promover essa mudança?

O extraordinário está disponível a todos, e se alguém pode, você também pode. No entanto, poucos são os que estão realmente dispostos a enfrentar essa “morte” das velhas crenças e certezas e a conquistar a plenitude da vida!

Jorge Guimarães

Coach de Gestão de Emoções

Jorge Guima
Enviado por Jorge Guima em 02/04/2021
Código do texto: T7221874
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.