Estudo Bíblico sobre as Cartas Paulinas

Livros - Autor = Paulo

1-Romanos

2- I Coríntios

3- II Coríntios

4- Galatas

5- Efésios

6- Filipenses

7- Colossenses

8- I Tessaloniceneses

9- II Tessalonicenses

10- I Timóteo

11- II Timóteo

12- Tito

13- Filemom

14- Hebreus ( Livro anônimo, atribuído por alguns historiadores ao Apóstolo Paulo. )

Estudando o livro aos Hebreus pude fazer algumas considerarações que, levam a crer em Tese que este livro pode ter sido escrito por Paulo.

O que são as cartas Paulinas ou Epístolas de Paulo?

São cartas redigidas as igrejas, que tem como objetivo orientar e instruir os responsáveis pelas igrejas recem- formadas. Com o crescimento da Igreja na Palestina, Ásia Menor, e Grécia viu - se a necessidade de um trabalho a ser feito, na base Espiritual, e o Fortalecimento na Fé em Cristo.

A Fé vem por ouvir a Pregação.

Exemplo:

Romanos 10.9-10

" Se com a tua boca confesares Jesus com Senhor, e em teu coração, credes que De o ressucitou entre os mortos, serás salvo. "

" Porque com ao coração se crê para justiça e com a bica se confessa a respeito da salvação ".

Romanos 11.17

" Se,porém, alguns dos ramos foram quebrados e tu sendo, vendo oliveira brava,

Foste exportados em meio deles e te tornaste participante da raiz e da seiva da oliveira. ".

Hebreus 11.1 Fala sobre a natureza da fé

"Ora a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem ".

A carta aos Romanos com estrutura literária que questiona com todo cuidado é a que mais assemelha a um tratado. Era formada por judeus e por gentios. Havia uma variedade de culturas e interpretações da obra de Cristo.o foco de Paulo estava na vida e na morte e ressureição de Cristo.

O autor de Hebreus escreve também aos Judeus e aos cristãos , que tinham sido expostos a perseguição, embora nenhum deles tivessem morrido por sua fé.

O livro de Hebreus, cujo o autor é desconhecido, oferece uma discussão mais clara do Antigo Testamento do que qualquer um livro do Novó Testamento. A lei e as profecias do Antigo Testamento apontam para Cristo.

Portanto as características das Cartas aos Romanos tem grande semelhança de como o Apóstolo Paulo escreve aos Hebreus. Porém defendo a tese que, ele não escrevera sozinho. Pode ter recebido ajuda de Lucas, Batmanê, Apolo, priscila , Silas, Pedro ou muitos outros. Ou até mesmo um deles, tenha escrito sozinho.

Os estúdios da palavra de Deus, dividem opiniões diversas.

Atividade

I- Com base nestes estudos tente comparar uma das Cartas Paulinas ou Epístola de Paulo, que tenha semelhança com o livro de Hebreus.(10 a 20 linhas)

Estudo Igreja Missionária Tanque de Betesda.

Pastora: Leila Rodrigues Bezerra

E-mail: Leilarodrigue90@Hotmail.com

Leila Rodrigues
Enviado por Leila Rodrigues em 07/04/2021
Reeditado em 31/07/2021
Código do texto: T7226286
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.