Livre Arbítrio

Trabalhei numa empresa de engenharia de avaliações patrimoniais por quatro anos e todos os dias saíamos para almoçar, na volta do almoço falávamos sobre diversos assuntos e o daquele dia era o livre arbítrio, o que era, o que significava.

Cada um tinha a sua ideia a este respeito, prevalecendo uma certa semelhança com a liberdade de se escolher o próprio caminho.

Resolvi ir ao banco sacar um dinheiro do pagamento que havia entrado no dia anterior e me separei dos amigos. Absorto em meus pensamentos sobre livre arbítrio vou caminhando e olhando o movimento da rua em rumo a praça de fronte ao banco, noto um homem jovem com roupas simples, barba aparada e um semblante jovial e cordial.

Me aproximo enquanto olho na direção daquele desconhecido sentado na praça e de repente na minha mente ainda penso na discussão que acabara de ter com meus colegas de trabalho. No mesmo instante o homem me olha e pede as horas, olho no meu relógio e digo uma e trinta e dois e ele diz, quer saber o que é livre arbítrio?

Me assusto com a pergunta, quem é esse sujeito que lê minha mente, e ele me diz perguntando, quem é você? e eu meio assustado, abobado, ainda digerindo aquela situação inusitada respondo perguntando: Quem sou eu? Nem sabia porque tinha falado aquilo, mas o homem sorrindo me diz: Você é meu filho, feito a minha imagem e semelhança.

Acordo e já começo a dar risada da situação, pergunto quem é você? E ele com tranquilidade me diz: meu nome é Jesus e eu Jesus de onde? Estou passando por momentos doidos, minha cabeça bombando e meu coração saindo pela boca, estou falando com Jesus, quem vai acreditar nisso se eu próprio não estou acreditando, e ele aponta para cima e eu brinco com ele, mora numa árvore? Ele cai na gargalhada com a minha resposta e dou risada também, e ele diz, um pouco mais para cima e em todo lugar.

Meu coração está disparado, um homem desconhecido me pergunta as horas e diz que é Jesus, por outro lado uma paz uma tranquilidade uma luz brilha naquela pessoa, penso no quanto de tempo já vivi, no quanto já orei e falei com Deus e como sempre quis falar com Jesus e me deixo levar, digo a ele, vamos fazer de conta que você é Jesus, ele sorri, um sorriso que só Jesus é capaz de ter e alguns poucos iluminados que já me contagiaram durante minha vida e ele: sou Jesus mesmo, aquele que você busca.

Me deixo levar pela conversa e pergunto, Jesus o que é livre arbítrio?

A explicação que ele me deu tirou de mim toda a dúvida, fosse aquele homem quem fosse, ele tinha uma sabedoria e uma luz que transpirava verdade em cada palavra.

Livre arbítrio é um ato perfeito, feito de acordo com a sua consciência divina, se você não sabe quem você é, de onde veio, para onde vai, nada do que fizer será livre arbítrio, pois um filho de Deus não mata, um filho de Deus não rouba.

Papai nos fez a sua imagem e semelhança, se tivesse nos feito igual a ele, Papai teria dito, façamos o homem a nossa imagem e igualdade e isso faria do homem o próprio Deus. Viemos a esse mundo para fazer a vontade de Deus e não a nossa vontade.

A semelhança quer dizer diferença, Papai escolheu pessoalmente cada pessoa que você conhece, fez cada um com um propósito, antes de nos colocar no ventre de nossas mães, ele já nos conhecia.

Livre arbítrio meu filho, é um ato perfeito, busque incansavelmente a consciência e a verdade sobre a sua natureza divina.

Ainda estava respirando e absorvendo aquela verdade que ele me ensinou quando cheguei ao banco, olhei em volta e o vi ao longe, flutuando entre os carros da Avenida Brasil, de lá ele me olhou com aquele olhar luminoso e de repente era uma luz no reflexo dos para brisas.

Conheci Jesus da forma mais incrível e inusitada, Jesus chama Deus de Papai, e minha vida jamais seria a mesma, buscaria desde aquele momento a consciência divina, já sabia que um filho de Deus não mata e não rouba, porque um filho de Deus é bom.