Reflexão da música Tocando em Frente (Almir Sater)

Esta é uma das minhas músicas preferidas. Não só pela poesia, nós ensina que o seu significado muda com o passar dos anos, pois a vida nos leva a compreender melhor a essência de cada frase dessa linda composição. Faço aqui uma reflexão pessoal da letra, sobre o olhar como gestor de emoções.

Quando diz: ANDO DEVAGAR PORQUE JÁ TIVE PRESSA, E LEVO ESSE SORRISO, PORQUE JÁ CHOREI DEMAIS. Visa fazer a gente pensar, quando somos jovens, achamos que vamos conquistar o mundo e que nossas ideias são sempre as melhores. Hoje devemos perceber que tudo tem seu tempo para amadurecer e muitas vezes não acontece do jeito que queremos. Porque a vida nos traz tantos desafios, mas devemos aprender a encarar com otimismo.

HOJE ME SINTO MAIS FORTE, MAIS FELIZ, QUEM SABE SÓ LEVO A CERTEZA DE QUE MUITO POUCO SEI OU NADA SEI. É precisa ter inteligência emocional para entender isso. Quando deixamos de nadar contra a correnteza e tentar convencer a todos das nossas "certezas", tudo flui com mais facilidade. Ter a humildade de ouvir os outros e aprender sempre é que nos faz fortes.

CONHECER AS MANHAS E AS MANHÃS, O SABOR DAS MASSAS E DAS MAÇÃS, É PRECISO AMOR PRA PODER PULSAR, É PRECISO PAZ PRA PODER SORRIR, É PRECISO A CHUVA PARA FLORIR. Aqui nós ensina que a vida é uma metáfora. Todo novo dia é uma oportunidade de mudar. Talvez essa seja a "manha", aprender com passado, mas não viver no passado.

"Saborear" o PRESENTE. Sem amor, não temos propósito de vida. Quando temos um propósito ou temos fé e confiamos que nossos problemas são passageiros, conseguimos ter paz. Se aprenderemos a ser gratos pelo que temos, saberemos sorrir. Às vezes a tristeza é inevitável, mas ela nos ajuda a refletir e gerar as mudanças que PRECISAMOS. Isso é ser gestor de suas emoções!

PENSO QUE CUMPRIR A VIDA SEJA SIMPLESMENTE COMPREENDER A MARCHA E IR TOCANDO EM FRENTE. Do ponto de vista espiritual, Deus está aqui presente, porque a maioria das pessoas segue as regras da sociedade, do trabalho, da família e que "Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos - Antoine de Saint-Exupéry".

Se soubermos seguir nossa intuição e descobrir nosso propósito, saberemos que chegaremos no nosso objetivo. Se conversasse com Deus, teria inúmeras respostas para sua vida.

COMO UM VELHO BOIADEIRO, LEVANDO A BOIADA, EU VOU TOCANDO OS DIAS

PELA LONGA ESTRADA, EU VOU ESTRADA EU SOU. Realizamos dezenas de atividades diariamente que não nos motivam (boiada), mas com paciência sabemos que chegaremos no nosso destino. Quem constrói o nosso caminho, somos nós mesmos, na fé e confiança que Deus age em nossas vidas!

TODO MUNDO AMA UM DIA. TODO MUNDO CHORA. UM DIA A GENTE CHEGA E NO OUTRO VAI EMBORA. Então gente, amar é estar aberto a sofrer. Não me refiro apenas ao amor de casais, mas amar uma ideia, uma causa ou amar sua missão de vida. Porém, assim como quando uma pessoa querida morre, devemos aprender a deixar antigos sonhos que não deram certo irem embora...

CADA UM DE NÓS COMPÕE A SUA HISTÓRIA, CADA SER EM SI, CARREGA O DOM DE SER CAPAZ E SER FELIZ. A verdade é que nós somos os compositores da nossa própria jornada de vida. A FELICIDADE depende EXCLUSIVAMENTE das nossas ESCOLHAS. Tenha uma ótima semana.

Jorge Guimarães

Coach em Gestão de Emoções.

Jorge Guima
Enviado por Jorge Guima em 17/05/2021
Código do texto: T7257460
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.