Estudo sobre as Dez Pragas do Egito e a saída do povo do Egito. Deus Abriu o Mar

O livro do Êxodo

O livro do Êxodo foi escrito por Moisés e começa, em seu capítulo 1, falando sobre os descendentes de Jacó no Egito. Falecimento deJosé e toda sua geração. Ainda no capítulo 1, cita que o rei do Egito dá uma ordem para as parteiras hebreias, que matassem todos meninos hebreus que nascessem, as meninas que nascessem poderiam viver. Essas eram as ordens do rei do Egito. Quem não cumprisse, eram punidos com a vida. As parteiras hebreias tementes a Deus não cumpriram sua ordem, mas se os homens do rei pegassem, jogavam todas as crianças no rio Nilo.

O nascimento de Moisés

Quando O menino nasceu Joquebede, ficou muito preocupada, sabiam da ordem do rei do Egito , em matar todos os meninos. Ela conseguiu esconder o menino por um bom tempo. Quando percebeu que não conseguia mais esconder resolveu fazer um cesto:

Joquebede fez um cesto de junco, betumou muito bem, e colocou nas margens do rio Nilo. A filha de Faraó o encontrou ele e mandou chamar uma mulher hebreia para que pudesse o alimentar. Então Moisés, foi alimentado e cuidado por sua própria mãe. O nome Moisés significa tirado das águas. O nome do pai de Moisés é Anrão e a mãe Joquebede, seu irmão A Arão e a irmã Miriã.

Ainda no capítulo 2 do Êxodo

Moisés cresce no Palácio e recebe toda a educação. Certo dia ao ver um egípcio maltratando um hebreu, não gostou e acabou matando e fugiu para uma cidade chamada de Midiã.

No capítulo do 3 Êxodo

Deus fala com Moisés no meio da sarça, Deus chama Moisés e Moisés responde: " Eis me aqui ". Pediu que ele tirasse as sandálias dos pés, porque o lugar que ele pisava era Santo. ( Êxodo 3 : 4 )

Deus se apresenta a Moisés, Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus. ( Êxodo 3 : 5 )

Deus explica a Moisés que, ele enviaria ele a falar com Faraó para tirar o povo de Israel do Egito. ( Êxodo 3 : 10 )

A princípio Moisés questionou a Deus, mas Deus disse que seria com ele. Este foi o primeiro sinal que Deus deu a Moisés, que tiraria o povo do Egito.

( Êxodo 3 : 11)

Capítulo 4 do Êxodo

Deus dá poderes a Moisés

Moisés retorna ao Egito após 40 anos, o Senhor dá sinais a Moisés e Arão e Arão e escolhido como porta voz de Israel por ser o primogênito. Moisés e Arão lideram Israel em Adoração.

Capítulo 5 de Êxodo

Moisés e Arão falam com Faraó e pedem que, libertem o povo de Israel e deixem sair do Egito. A resposta de Faraó foi que, ele não conhecia Deus é não deixou os Israelitas irem para o deserto.

(Êxodo 5 : 2 )

Capítulo 6 do Êxodo

" Disse o Senhor a Moisés: Agora verás o que hei de fazer a Faraó; pois, por mão poderosa, os deixará ir e, por mão poderosa, os lançará fora da sua terra.

( Êxodo 6 : 1 )

Capítulo 7 do Êxodo

" Então Disse o Senhor a Moisés:

Vê que tu constituiu como Deus sobre Faraó, e Arão teu irmão será teu profeta.

( Êxodo 7 : 1 )

Em Êxodo 7 : 14 - 25 dar - se início a primeira praga.

A Dez pragas do Egito11)

1- Praga de Sangue - ( Êxodo 7 : 4 - 25 )

As águas do Rio Nilo, enche de sangue, e o Rio fica todo vermelho, contaminando e matando os peixes.

2 - Praga das Rãs - ( Êxodo 8 : 1 - 15 )

As rãs cobrem toda a terra. Está praga Arão e Moisés, vestem a mão sobre o Egito, com a permissão de Deus, invadiram o Egito.

3 - Praga dos Piolhos - ( Êxodo 8 : 16 - 19 )

Os piolhos atormentavam homens e animais por todo o Egito.

4 - praga das Moscas - ( Êxodo 8 : 25 - 32 )

Escurece e atacam, homens e animais por todo o Egito. Faraó concordou em deixar o povo sair do Egito. Assim que Deus tirou a praga das Moscas, Faraó voltou atrás em sua decisão, e aprissionou o povo.

5 - Praga da morte dos Animais

( Êxodo 9 : 1- 7 )

A morte dos Animais, Deus fez Moisés, estender a mão, sobre o Egito e por ordem do Senhor, surgia uma praga sobre os animais, onde muitos morreram. Causando grande perca para os egípcios.

6 - Praga das Úlceras ( Êxodo 9 : 8 - 12 )

Pustulas cobrem homens e animais, onde o Senhor orientou a Moisés e a Arão , que enchece suas mãos de cinzas, e a jogassem para os céus. Assim o fizeram e às cinzas transformaram em úlceras e morreram, e pessoas por todo o Egito.

7 - Praga da Chuva de Pedras ( 9 : 13 - 35 )

Chuva de granizo destrói a plantação, mas uma vez a resistência de Faraó. Ele insiste em manter o povo hebreu cativo no Egito. Foi desta maneira que, a chuva de pedra destruiu toda a plantação, menos no lugar onde o povo de Deus estavam. Deus deu livramento.

8 - Praga dos Gafanhotos (Êxodo 10 : 1 - 20)

Deus novamente permite a oitava praga, para atingir o povo egípcio, fazendo justiça. Um vento enorme, seguido de muitos gafanhotos, invadiram o Egito. Faraó mais uma vez cedeu, somente enquanto a praga dos Gafanhotos durou.

9 - Praga das Trevas ( Êxodo 10 : 21 - 29 )

Foi uma total escuridão por três dias. O céu do Egito ficou em trevas . Passaram dias na escuridão. Tudo para tentar aquebrantado o coração de Faraó, porém não foi o suficiente.

10 - praga da Morte dos primogênitos

( Êxodo 12 : 29 - 36 )

A morte dos primogênitos chegaram, para homens e animais, servoos, incluindo o filho de Faraó.Deus livrou o povo hebreu e seus primogênitos que, tinham sangue nos umbrais das portas. ( Êxodo 12 : 13 ) Foi então que, Faraó ordenou o povo hebreu que, deixasse o Egito. No momento em que o povo saia, Faraó mudou de idéia é foi atrás.

Rsta foi a última praga enviada por Deus, registrada nas Escrituras Sagradas.

(BÍblia)

A saída dos Israelitas do Egito

" Assim partiram os filhos de Israel de Ranasses para Sucote. Cerca de seiscentos

mil a pé, somente de homens, sem contar mulheres e crianças. " ( Êxodo 12 :37 - 47 )

A Consagração dos Primogênitos

A Consagração dos Primogênitos, era um dia para o Senhor. Para que o povo e às gerações futuras, lembrasse que Deus tirou seu povo do Egito.

Deus pediu a Moisés, para consagrar todo Primogênito do meio de seu povo e animal também. Deu instruções para que eles comessem, pães sem fermento durante sete dias, e não levassem fermento com eles. A cada ano contar aos seus filhos o porque, desta comemoração, como sinal, que o Senhor tirou seu povo do Egito e da escravidão.

( Êxodo 13 : 1 - 16 )

Um dia para lembrar

" Mês de Abibe ou estais saido "

( Êxodo 13 : 4 ) ( mês de Nesan. Entre a Lua nova do mês de Março ao mês de Abril. )

Deus guia o povo pelo caminho

Deus ordenou ao líder Moisés que tirasse o povo de o Egito, mas que não fossem pelo caminho dos filisteus, pois poderiam ver muitas guerras, e pensariam em voltar para o Egito. ( Êxodo 13 : 17 - 22 )

Moisés leva os restos mortais de José. ( A morte de José ) ( Gn 50 : 22 - 25; Ex 13 : 19 )

" José fez jurar os filhos de Israel dizendo: certamente Deus visitará e fareis transportar os meus ossos daqui. " ( Ex 50 - 25 )

" Os ossos de José, que os filhos de Israel torceram do Egito, enterraram nos em Siquém, naquela parte do campo que Jacó compara aos filhos de Hamor, pai de Siquém

Por cem peças de prata, que veio a ser a herança dos filhos de José ".

( Josué 24 : 32 )

" Pela fé, José,próximo do seu fim, fez menção do Êxodo dos filhos de Israel, bem como deu ordens quanto aos seus próprios ossos." ( Bb 11 : 22 )

A Travessia do mar

A a travessia do mar vermelho, retrata a fuga do povo hebreu do Egito. Logo após a décima praga do Egito, Faraó deixou o povo ir, quando verificou que realmente estavam saindo, voltou atrás em sua palavra.

Quando Moisés e todo o povo, chegaram enfrente ao mar, o povo começou a murmuravam dizendo: por que não nos deixou no Egito para morrer? Gritavam pedindo ajuda a Deus, quando viram, o mar a frente e Faraó atrás.

Foi então que Deus ordenou, para que, Moisés entendesse as mãos sobre as águas e o mar se abrisse.

O mar se abriu dividindo as águas. Faraó atrás, seguia furioso, com mais de 600 carros É cavaleiros. Os egípcios perceberam que, " O Senhor estava ajudando o povo de Deus. " Um anjo do Senhor retrocedeu, mandou Moisés estendeu a mão sobre o mardessa vez para fechar. Faraó e seus carros e cavalheiros foram engolidos pelas

águas. Moisés e todo o povo de Deus, cantaram o hino da Vitória.

( Êxodo 14 : 15 - 31 )

A perseguição de Israel

( Êxodo 14 : 1 - 14 )

A passagem pelo mar

(Êxodo 14 : 15 - 31)

O Cântico de Moisés

( Êxodo 15 : 1 - 18 )

" O Senhor reinará por todo o sempre. "

( Êxodo 15 : 18 )

Antífoona de Miriã e das mulheres

" A profetisa Miriã , irmã de Arão, tomou um tamborim, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamborim e com danças ."

( Êxodo 15 : 20 )

" É Miriã lhes respondia :

Cantai ao Senhor potque

gloriosamente triunfou

e precipitou no mar o cavalo

É seu cavaleiro. "

( Êxodo 15 : 21 )

:

Leila Rodrigues
Enviado por Leila Rodrigues em 12/07/2021
Reeditado em 21/07/2021
Código do texto: T7298074
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.