Estudo sobre Dízimos e Ofertas no Velho e no Novo Testamento

O dízimos no Velho Testamento, diz que todo Judeu, deveria dízima e ofertar de todo o seu " Rrendimento ". Podemos perceber que, vários homens na Bíblia foram prósperos, por obedecer a palavra de Deus.

Oferta Alçada

Era uma oferta levada ao altar do Senhor simbolicamente, representando o agradecimento a Deus por tanto cuidado e dedicação com povo de Israel. " A oferta Alçada Era também conhecida como " Oferta Voluntária. " Deus recebia vários sacrifícios.

Oferta de Comunhão

A oferta de Comunhão era uma " oferta voluntária " oferecida a Deus em agradecimento pela proteção e soberania e misericórdia de Deus.

Rsta oferta depois era entregue ao sarcedote, para o sustento de sua família. Esta " oferta de Comunhão " era entregue com celebração e plena gratidão a Deus. Assim o povo era próspero em tudo.

" Fala aos filhos de Israel dizendo: Quem oferce ao Senhor o seu sacrifício pacífico trará a sua oferta ao Senhor; do seu sacrifício pacífico. "

" Trará com suas próprias mãos, as ofertas queimadasdo Senhor; a gordura do peito com o peito trará para move - lo por oferta movida perante o Senhor . "

( Levitíco 7 : 29 - 30 )

A herança e os direitos dos Sarcedotes e dos Levitas

" Deuterônomio 18 : 1 - 8 "

" Os sacerdotes levitas e toda a tribo de Levi não terão parte nem herança, em Israel; das ofertas queimadas ao Senhor e daquilo que lhes é devido comerão. "

( Deuterônomio 18 : 1 )

" Pelo que não terão herança no meio dos seus irmãos; o Senhor é a sua herança,como lhes tem dito. "

( Deuterônomio 18 : 2 )

" Será este , pois, o direito devido aos Sarcedotes, da parte do povo, dos que oferecem,sacrifício, seja gado ou rebanho: que darão ao Sarcedote a espadua, e as queimadas, e o bucho."

( Deuterônomio 18 : 3 )

" Dar - lhes - as primicias do teu cereal,Do teu vinho e do teu azeite e as primícias da tosquia das tuas ovelhas. "

( Deuterônomio 18 : 4 )

" Porque o Senhor, teu Deus, o escolheu, de todas as tuas tribos, para ministrarem o nome do Senhor, ele é seus filhos, todos os dias. "

( Deuterônomio 18 : 5 )

Gênesis 14 : 18 - 20

" Melquisedeque abençoa Abraão

Melquisedeque, rei de Dalém, trouxe pão e vinho; era Sarcedotes Deus Altíssimo; "

( Gênesis 14 : 18 )

" Abençoou ele a Abrão e disse:

Bendito seja Abração pelo Deus Altíssimo, que possuiu o céu e a terra. "

( Gênesis 14 : 19 )

" É bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos. É de tudo lhe deu Abraão o dízimo. "

(Gênesis 14 : 20 )

Os dízimos e o levitas

" Aos filhos de Levi dei todos os dízimos em Israel por herança,pelo serviço que prestam, serviço da tenda da congregação. "

( Números 18 : 21 )

" Disse o Senhor a Moisés "

( Números 27 : 6 )

" As filhas de Delícia de falaram o que é justo: certamente, lhes dará possessão de herança entre os irmãos de seu pai e farás passar a elas a herança de seu pai. "

Números 27 : 4 - 6 - 7 )

O dízimo para o serviço do Senhor

" Certamente atrás o dízimo de todo o fruto das tuas sementes, que não após ano se recolher do campo. "

( Deuterônomio 14 : 22 )

" É, perante o Senhor, teu Deus,lugar

que escolher para ali fazer

habitar o seu nome, comerás os dízimos do seu cereal, do seu vinho, do teu azeite e os primogênitos das tuas vacas,; para que aprenda a e das tuas ovelhas; para que aprenda, temer ao Senhor,teu Deus todos os dias. "

( Deuterônomio 14 : 23 )

" Alegrar - te - às na tua festa, e teu filho, e a tua filha,e o teu servo, e a tua serva,e o levitas, e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva que estão dentro das tuas cidades. "

Deuterônomio 16 : 14 )

" Sete dias celebrarás a festa ao Senhor, teu Deus, no lugar que o Senhor escolher, porque o Senhor teu Deus, há de abençoar te em toda a sua colheita e em toda a obra da tua mão, pelo que de todo te alegrarás."

( Deuterônomio 16 : 15 )

Os dizimos

" Quando acabares de separar todos os dizíamos da tua messe no ano terceiro, queque é os dízimos então, os dará aos levita, ao estrangeiro,ao órfão e a viúva, para que comam dentro das tuas cidades e se fartam. "

Deuterônomio 26 : 12 )

" Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela contém, o mundo é o que neles

habitam ."

( Salmos 24 : 1 )

" Tributai ao Senhor a Glória devida,tributai ao Senhor Glória e força. "Trazei oferendas e entrai nos seus átrios."

" Adorei ao Senhor . "

( Salmos 96 : 8 - 9 )

" Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os, teus lagares. "

( Provérbios 3 : 9 - 10 )

" A quem dá liberalmente , Ainda Que lhe acrecenta mais e mais ao que retém mais do que é justo, se - lhe - á em pura perda. "

( Provérbios 11 : 24 )

" Rpubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais e me dizeis: Em que te roubamos? Nós dízimos e nas ofertas. "

" Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós a nação

toda. "

" Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provado- me nisto , diz o Senhor dos Exércitos, se vos não abrir as janelas do céu e não demarcar sobre vós benção sem medida. "

( Malaquias 3 : 8 - 10)

Novo Testamento

No novo Testamento o dízimo é dado de todo seu rendimento. Podemos perceber que, vários homens na Bíblia Sagrada foram dizimista e foram prósperos em toda a sua colheita. Principalmente por obedecerem a palavra de Deus.

" Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade;

( II Coríntios 9 : 7 )

" Se, pois ao trazerem ao altar a tua oferta,ali te lembrares de que teu irmão tem alguma contra ti, "

" Deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar - te com teu irmão e, então, voltando , faze a tua oferta . "

( Mateus 5 : 23 - 24 )

" Não ambientais para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam: "

" Mas ajuntar para vos outros tesouros no céu, onde traça nem a ferrugem corrói e onde ladrões não escavam, nem roubam: "

" Porque , onde está o teu tesouro, aí está também o teu coração. "

( Mateus 6 : 19 - 21 )

" portanto não vos inquieteis, dizendo: Que comereis? Que venceremos? Ou: com que nos vestiremos? "

" Porque os gentios é que procuram todas essas coisas; pois nosso Pai celeste sabe o que necessitais de todas elas: "

" Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça e todas essas coisas vos serão acrescentadas ."

( Mateus 6 :31 - 33 )

" Aí de ti vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do enduro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei : a Justiça, a misericordia e a fé : deveís porém fazer estas coisas, sem omitir aquelas ! "

( Mateus 23 : 23 )

A oferta da viúva

" Acentado diante do gazofilacio, observa Jesus como o povo)dançava ali o dinheiro. Ora, muitos ricos depositavam grandes quantias. "

" Vindo porém uma viúva pobre, depositou, duas pequenas moedas, correspondente a um quadrante. "

" É chamando aos seus discípulos, disse - lhes : Em verdade vos digo que está viúva pobre depositou no gazofilacio mais do que o fizeram todos os ofertante "

" Porque todos eles ofertaram do que lhes sobravam; ela porém, da sua pobreza deu tudo quanto possuía, todo o seu sustento. "

( Marcos 12 : 41 - 44 )

" Daí,É dar - se - vós - a ; Boa medida, recalcada - transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida que tiverdes medido vos medirão tmbém.

( Lucas 6 : 38 )

Lucas 11 : 42

Lucas 16 : 10 - 12

Atos 20 : 35

I Coríntios 13 : 3

I Coríntios 13 : 14

II Coríntios 9 : 7 -

Hebreus 7 : 1 -10

Conclusão

Precisamos entender que, quando dizíamos e ofertamos repreendemos o devorador, o migrador, cicortador . E também contribuímos com a casa do Senhor . As consequências de ser dizimista e ofertante somos abençoados na área espiritual, material, principalmente porque, existe uma porta aberta para congregar. Aqueles que obedecem aos mandamentos do Senhor, torna se próspero em tudo.

" Se credes, e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra "

( Isaías 1 : 19 )

Pastora : Leila Rodrigues Bezerra

Leila Rodrigues
Enviado por Leila Rodrigues em 08/09/2021
Reeditado em 05/12/2021
Código do texto: T7338033
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.