Como tomar decisões certas na vida – 1º Parte

É impressionante como as pessoas vivem no piloto automático. É o pior que as pessoas tomam as decisões, depois ficam com a indecisão, atrapalhando sua rotina durante dias, semanas, meses – ou até anos. Escolher bem nem sempre significa escolher devagar, destaco isso, porque antes de qualquer coisa, é preciso se preparar para todo o trabalho de decidir. Para isso, recomendo alguns passos, que eu chamo de pontos básicos.

Você entrega o problema e a sua decisão nas mãos de Deus?

Meu coração se entristece muito quando encontro alguém atribuindo a Deus a responsabilidade pelas desgraças da vida. A responsabilidade das nossas decisões erradas, e por que tomamos decisões erradas, colhemos as consequências e sofremos muito.

Nossa vida é marcada por decisões. Existem as que não nos afetam muito, mas também aquelas que afetam nossa vida, nossa família, nossos sonhos. Para seu governo, não existe uma única situação que a Palavra de Deus não aponte o caminho. Então, porque não o consultar? Fica a dica.

Você já tomou alguma decisão da qual se arrependeu? Algumas decisões oferecem uma segunda chance, mas outras não. Temos facilidade de tomarmos decisões precipitadas, e quando as tomamos damos cabeçadas. Machucamos-nos e a outras pessoas, e se não cuidarmos, atribuímos a Deus o comando na decisão, quando na verdade Ele não tem nada a ver com essas decisões. Deus nos criou e dotou de livre arbítrio. Somos livres para "construir" uma vida linda, como também para construir uma vida desgraçada.

Marque um momento para decidir. Comece mentalmente. Se o problema em tomar certa decisão é exatamente que você não tem tempo para pensar, pode ser um sinal de que deva recalcular toda sua dinâmica diária – e ajustar a rotina. Veja os prós e os contras!

Tomar decisões difíceis (ou não) é uma tarefa e precisa de certa dedicação. Para as menores, você só precisa reservar 30 minutos ou uma hora. No entanto, para as mais importantes, você pode ter que agendar algumas horas ao longo de duas ou três semanas. De qualquer forma, adicione esses blocos de tempo ao seu calendário. Tenha alguém que você possa compartilhar. Marido, esposa, amigo, psicólogo ou Coach.

Tenha clareza sobre a natureza da escolha que precisa fazer. Por exemplo, uma mudança de emprego não interfere apenas nas suas responsabilidades de trabalho, mas também seu deslocamento diário, seu salário, seus colegas de trabalho e assim por diante.

Pense nas suas opções. faça um brainstorming de todas as alternativas possíveis antes de tomar uma decisão – você pode encontrar algumas que não eram fáceis de ver, inicialmente.

Existe táticas para tomar decisões difíceis, a primeira: Voltar-se para seus valores. Ter valores claros pelos quais você guia sua vida pode facilitar na hora de tomar decisões difíceis. Deus age nesta hora! Mostrando que quando chega a hora de tomar uma decisão, você consegue reconhecer imediatamente se a escolha de um determinado caminho violaria um desses valores – e se guiar com isso.

A tarde, público a segunda parte!

Jorge Guimarães

Coach em Gestão de Emoções

Jorge Guima
Enviado por Jorge Guima em 12/01/2022
Código do texto: T7427621
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.