Como tomar decisões certas na vida – 3º Parte

Tomar uma decisão importante nem sempre é uma tarefa fácil, mas muitas vezes nos deparamos com elas e temos de saber lidar. Confira as dicas para você aprender a fazer escolhas melhores:

O quanto é significativa essa decisão na sua vida? Pois bem, nem todas as decisões são iguais. Algumas afetam apenas a situação que você está enfrentando naquele momento ou naquele dia. Não vale a pena desperdiçar muita energia com elas. Identifique quais são as prioridades, crie metas para elas e as trate com maior cuidado possível.

Ciente da importância dessa decisão, quanto tempo me darei para lidar com ela? Nesse cenário para seu conhecimento, existe dois tipos de tomada de decisão: aquelas "maximizadoras", comprometidas em encontrar a melhor opção para determinado cenário, e as "satisfatórias", que estabelecem critérios e fazem uma escolha com base na primeira alternativa que atende a eles. A princípio, as "maximizadoras" parecem ser a melhor abordagem a adotar, mas elas também podem te paralisar, já que sempre existirá uma opção melhor é você sabe, mas quer resolver logo. Aviso: Se você costuma tomar decisões "maximizadoras", é interessante determinar um tempo máximo para chegar a uma conclusão.

Todos nós gostamos de dar conselhos aos outros. Você precisa se perguntar: qual conselho você daria a você mesmo ou a alguém na sua posição? Todos nós somos melhores na hora de decidir pelos outros. Quantas vezes você não julgou a atitude de um colega e pensou que faria diferente se fosse ele? Quando você toma a decisão pensando em ser para outras pessoas, é menos provável que esse processo seja influenciado por emoções e ego, você utiliza a gestão de emoções. Assim é possível analisar a situação de forma mais "desapegada". Faça uma reflexão sobre isto!

Todo mundo tem intuição. Na literatura psicológica, a intuição geralmente é explicada como um ou dois modos de pensar, junto ao raciocínio analítico. O pensamento intuitivo é descrito como automático, rápido e subconsciente. Por outro lado, o pensamento analítico é lento, lógico, consciente e deliberado.

O que a minha intuição diz? É claro que a intuição não deveria ser um fator decisivo na hora de fazer escolhas, mas você também não deve ignorá-la por completo. Ela é um indicativo de seus sentimentos em relação a um determinado desfecho. Uma vez que você processe essa emoção e entenda de onde ela vem, estará em melhores condições de tomar uma decisão racional.

Jorge Guimarães

Coach em Gestão de Emoções

Jorge Guima
Enviado por Jorge Guima em 12/01/2022
Código do texto: T7427624
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.