O poder da gratidão!

Você sabia que pessoas que manifestam gratidão vivem em níveis elevados de emoções positivas, satisfação com a vida, vitalidade e otimismo. Estudos da neurociência explica o poder da gratidão em nosso corpo.

Pois bem: prestando atenção aos pequenos detalhes que vou aqui relatar. Em tempos sombrios e difíceis como este que estamos vivendo, é necessário praticarmos a gratidão. Quando geramos sentimentos de gratidão em nossos pensamentos, ativamos o sistema de recompensa do cérebro, localizado numa área chamada núcleo Accubens. Deus é perfeito! Seja grato a Ele, vamos!

Quando o cérebro identifica que algo de bom aconteceu, que fomos bem sucedidos e que existem coisas em nossa vida que merecem reconhecimento e somos gratos por isso, ocorre liberação de dopamina – um importante neurotransmissor que aumenta a sensação de prazer. Deus é perfeito! Seja grato a Ele, vamos!

Um pensamento pequeno pode nos levar a uma viagem para o passado ou para o futuro. É difícil para a mente permanecer no momento do agora. Segundo a neurociência temos por dia 60 mil pensamentos, a maioria das pessoas pensam 60% de forma negativa. Entendo que todos nós vivenciamos momentos de maior tensão, momentos em que na vida tudo parece estar dando errado e por isso acabamos ficando mais negativos sobre os acontecimentos que nos cercam. Há também aqueles que vivem constantemente com pensamentos, falas e atitudes negativas que acabam atraindo para suas vidas acontecimentos ainda mais negativos devido suas ações para com as pessoas e seres que estão ao seu redor. Algumas pessoas vivem esses pensamentos negativos sem verdadeira intenção e por mais que tentem desapegar dessa forma de viver não conseguem. Falta fé, compreensão da palavra. Pois bem, em provérbios no capítulo 23 e versículo 7, que diz “Se você der lugar a pensamentos negativos vai se tornar uma pessoa negativa.

Outra palavra que encontramos na bíblia acerca de posicionamentos negativos que as pessoas tomam em suas vidas está em Lucas capítulo 6 e versículo 45, que diz “Aqueles cujas mentes e corações estão cheios de pensamentos negativos geralmente os disseminam. O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal. Pois da abundância do coração fala a boca.” Esse versículo converge com versículo da bíblia que diz que a nossa boca profetiza e nossas palavras tem poder sobre nossa vida. Se nosso coração está cheio de coisas boas e positivas nossas atitudes e vida vão ir nessa direção, pois estaremos proferindo palavras positivas e atraindo pessoas de bem a nossa volta, afinal pessoas de bem não sintonizam perto de pessoas que só sabem dizer e pensar de maneira negativa.

Por isso, pessoas que manifestam gratidão vivem em níveis elevados de emoções positivas, satisfação com a vida, vitalidade e otimismo. Deus é perfeito! Seja grato a Ele, vamos!

Mas a gratidão não acontece de uma hora para outra; ela deve ser construída pelo nosso pensamento e com a nossa conexão com Deus. Ou seja: comece a pensar e a buscar o reconhecimento interno pensando em suas conquistas, em perdas que não teve e no fato de simplesmente estar vivo e respirando. Seja grato, Deus é perfeito o tempo todo, o tempo todo Deus é perfeito. Seja grato, encha seu coração de gratidão a tudo que acontece na sua vida.

Jorge Guimarães

Coach em Gestão de Emoções

Jorge Guima
Enviado por Jorge Guima em 19/01/2022
Código do texto: T7432882
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.