Diga não.

Aprenda a dizer não aos outros e sim para si mesmo. Diga não sem praguejar, sem franzir o cenho, sem mudar o tom de voz. Diga não e continue sendo gentil: você pode dizer não e ainda assim ser uma boa pessoa. Apenas diga que não.

Às vezes você não pode, às vezes você não quer, às vezes você não deve, não consegue ou até poderia mas é melhor não. Simplesmente diga não.

Dizer não pode ser libertador!

Quando você diz não para algo, um infinito de possibilidades surge para você do outro lado. Diga que não quando quiser dizer não - mesmo que tenha medo de ser julgado ou mal interpretado.

Talvez as pessoas de seu convívio sintam um pouco de incômodo quando você começar a negar certas ajudas, favores ou mesmo bens materiais, vez ou outra. Algumas pessoas, quem sabe, apontem o dedo e acusem-no de egoísta, digam que você está mudado ou coisas do tipo.

Não se deixe abater por isso. Quem realmente se importa com seu bem estar vai gostar de ver que você está se priorizando. E vai ser só questão de tempo até que todos te olhem e enxerguem alguém que aprendeu a dizer sim de verdade.

Você irá ter aprendido, também, a dizer sim para as pessoas certas. Dirá sim quando quiser dizer e quando sentir que pode. Também dirá sim para o amor próprio, sim para o descanso, sim para autoconhecimento e para o respeito próprio.

Você terá aprendido que dizer não a quem amamos também é uma prova de amor - a eles e a nós mesmos. Por isso, sempre que precisar, diga não e siga em paz.