Estudo Bíblico sobre o Cego de Jericó

" Foram para Jericó. Quando ele saia de Jericó, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho " ( Marcos 10 : 46 )

" e ouvindo que era Jesus , o Nazareno, Póôs- se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim! "

( Marcos 10 : 47 )

" E muitos os repreendiam para que se calasse ; mas ele cada vez gritavam: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! "

( Marcos10 : 48 )

Que situações levaram o cego a beira do caminho ?

1- Ele era cego ( Sem visão espiritual, deficiência )

2- Ele era mendigo ( sem renda )

3- Discriminado ( sofria preconceito, rejeição, desprezo )

Ele a princípio foi visto por suas falhas, por seus defeitos.

" Parou Jesus e disse : Chamai - o chamaram, então, o cego dizendo - lhe : Tem bom ânimo; levanta - te , ele te chama."

( Marcos 10 : 49 )

" Lançando de si a capa , levantou - se de um salto e foi ter com Jesus. "

( Marcos10 : 50 )

Após o cego chamar a atenção de Jesus por diversas vezes. Jesus parou para ouvi - lo. Mesmo que

muitos tentaram repreende - lo, mas ele não se calou. Tomou uma atitude. Gritou até Jesus ouvir. Jesus então mandou chama - lo.

Lançando de si a capa

Segundo os historiadores para ser mendigo em Jericó, tinha que usar esta capa. A capa o livrava do frio, da chuva, vento mas o deixava :

Tristonho , sem esperança, angustiado, depreciso. Porque não é da vontade de ninguém pedir esmola. Se pede esmola , por uma questão de necessidade.

O importante é que Jesus chegou na bistoria de Bartimeu, no momento certo. Jesus parou para resolver a situação. A ordem foi tirai a capa. A obediência gera benção.

" Pergunto - lhe Jesus : Que queres que eu te faças ? Respondeu lhe o cego : Mestre, que eu torne a ver. "

( Marcos 10 : 51 )

" Então, Jesus lhe disse : Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora. "

( Macos 10 : 52 )

Preste atenção,! Jesus não só parou para resolver a situação do cego, mas perguntou o que ele queria. Ele respondeu com firmeza que, ele queria ver.

Jesus mudou a história do cego Bartimeu, filho de Timeu. O cego com forma de gratidão seguiu Jesus estrada fora.

Quando Jesus resolver a sua situação, seja grato, volte para agradecer.

Encontrar Jesus

Encontrar Jesus significa deixar o velho " eu " morrer para Jesus fazer algo novo.

" Não vos lembrarei das coisas passadas , não considerei as antigas.

( Isaías 43 : 18 )

" Eis que faço coisas novas , que está saindo a luz ; porventura não a recebeis ? Eis que porei um caminho no deserto e rios no

ermo. "

( Isaías 43 : 19 )

... Crê no Senhor Jesus e será salvo tu e sua casa. "

( Atos 16 : 32 )

Conclusão

Quando Jesus parar para ouvir o meu e o seu clamor, acontecerá o verdadeiro encontro. Algo diferente tem que acontecer mudanças .

O segredo é obedecer e tirar da sua vida todo o impedimento necessário. O cego lançou fora a capa e num salto veio ao encontro de Jesus, sem saber se Jesus faria ou não o Milagre.

Jesus quer fazer algo novo na sua vida também quer te tirar de Jericó e te levar para Jerusalém.

" Eis que envio sobre vós a promessa de Meu Pai , pois permanecei, pois , na cidade, até que do alto sejais revestido de poder . "

( Lucas 24 : 49 )

Leila Rodrigues
Enviado por Leila Rodrigues em 31/03/2022
Reeditado em 01/04/2022
Código do texto: T7485191
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.