SUA AUTOIMAGEM

Você é a boca da sua mãe, o nariz do seu pai, os olhos da sua avó, o queixo do seu bisavô paterno e herdou a teimosia da sua tia. Dito de outro modo, você é uma verdadeira colcha de retalhos.

Autoimagem é a imagem que o indivíduo tem de si mesmo, não raro carregada de estereótipos que não refletem a própria realidade.

Não é nada incomum se olhar num espelho todas as manhãs e enxergar apenas o que se quer ver, mormente quando o que está realmente lá, desagrada os padrões de beleza e comportamento estabelecidos pela sociedade.

Ainda em processo de autoafirmação, a insatisfação com a própria aparência é inerente aos adolescentes e jovens adultos, mas também pode ser encontrada em indivíduos mais velhos que se recusam a amadurecer.

Certos indivíduos — catalogados pela ciência médica psiquiátrica como narcisistas — nutrem uma excessiva preocupação com a própria imagem. Preocupação essa que aos poucos acaba por revelar aos outros toda a arrogância, falta de empatia e insegurança de uma movediça personalidade.

Para quem tenha bastante dinheiro e disposição para bancar e encarar as transformações, hoje a ciência dispõe de vastos recursos para melhorar a aparência das pessoas, contudo, de nada adianta modificar moderadamente ou radicalmente o exterior, quando em seu íntimo, a criatura humana não possui uma boa aceitação de si mesma. A providência para uma autoaceitação efetiva é se libertar dos estereótipos sociais e tanto quanto possível, procurar identificar e sanar os conflitos psicológicos.

Em primeiro lugar, queira e trabalhe para ser uma pessoa melhor. Faz parte dos cuidados com a higiene manter uma boa aparência física, porém, o primordial será sempre realizar a higiene mental dos seus pensamentos.

Em seu exercício diário de autodescobrimento interior, não despreze a opinião dos outros, pois existem pessoas que desejam sinceramente o seu bem, antes, passe cada opinião pelo filtro da razão, do conhecimento e da sua verdade, para diferenciar as críticas construtivas das destrutivas, porque também existem pessoas que, movidas pela inveja ou pela profunda infelicidade que sentem, querem apenas o induzir ao mal.

Não, meu querido irmão ou irmã, você não é uma colcha de retalhos. Saiba que você é um ser único, especial, feito para o amor e para amar.

Ribeirão Preto, 8 de junho de 2022.

*************************************************************************************

Espaço das interações dos amigos poetas

AUTORRETRATO

Moldando a prosperidade,

aprendi com a natureza.

Olhos atentos, membros forjados,

sentidos espertos.

Fé renovada, mente acelerada,

treino e destreza.

Desafios constantes, tecnologias estressantes,

resultados certos.

Tentando me encontrar,

caminhei com a humanidade.

Olhos curiosos, sentidos ansiosos,

alma cuidadosa.

Fé em perigo, buscar destemido,

risos de insanidade.

Fracassos duvidosos, alegrias valiosas,

certeza "asperosa".

Procurando na simplicidade,

os verdadeiros valores.

Olhos concentrados, espirito forjado,

alma ansiosa.

Fé requintada, mente iluminada,

críticas e dores.

Vitórias seguidas, pérolas esquecidas,

certeza valiosa.

Procurando a própria vida,

consumi a eternidade.

Olhos inúteis, valores fúteis,

sentidos travados.

Fé recolhida, mente perdida,

velhice na mocidade.

Tempestade de ideias, última epopeia,

a fatalidade...

(Jacó Filho)