A Depressão

Depressão

A depressão tem se tornado banal, como se fosse uma gripe; porque as pessoas estão adquirindo com muita facilidade; e caindo no erro de ignorar os efeitos que a mesma pode causar em suas vidas.

A diferença entre uma gripe comum e a depressão é que: A gripe é tratada com muita facilidade; mas a depressão é totalmente diferente porque provoca danos irreversíveis, tanto no organismo como no relacionamento com as demais pessoas.

Como a depressão é uma enfermidade na alma; a maneira mais eficaz de buscar uma cura é através da Palavra de Deus. Mas, as medicações ou terapias não devem ser ignoradas.

Jesus Cristo garante a cura:

Mateus 11:28

Disse Jesus: Vinde a mim, todos que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei.

As pessoas devem compreender que a “Depressão” não é sinônimo de fracasso, e nem tão pouco consequências de pecados; como os leigos no assunto costumam falar. A maior prova é que o próprio Jesus também teve tristeza e depressão. Todavia, o maior fracasso de uma pessoa é ter sucesso em coisas que as separa de Deus.

Alguns crentes que não conhecem o assunto, dizem que a depressão vem por causa do pecado, como uma sentença de Deus. Mas, não funciona dessa maneira; tendo em vista que todo ser humano é passivo de alegria, tristeza, raiva, paixão, amor e qualquer sentimento que foi outorgado por Deus. Como citei acima, Jesus Cristo também passou por esse processo.

Lucas 19:41

E, Jesus chegando, vendo a cidade, chorou.

Foi um momento marcante que Jesus sentiu uma grande tristeza por causa da indiferença do seu povo em relação às coisas de Deus; bem como em outros eventos como na morte de Lázaro - João 11:14; no Getsêmani quando a tristeza foi tão avassaladora que Ele chegou a suar sangue - Lucas 22:44, e outros eventos citada na Bíblia Sagrada.

Para vencer a depressão, poderá levar muito tempo, depende da força de vontade de cada pessoa; no entanto, devemos ter coragem para vencer colocando Deus em primeiro lugar, porque quando Ele está à frente das nossas necessidades, a vitória é certa.

Deuteronômio 31:8

O próprio Deus irá à sua frente e estará com você; Ele nunca te deixará, nunca o abandonará, não tenha medo!

Não desanime!

O maior problema da humanidade, é que muitos chegam às igrejas; mas, não chegam a Cristo.

Vejamos outra grande citação em que o Salmista estava passando por uma depressão e percebeu que Deus o libertaria.

Salmos 42:11

Porque você está assim tão triste ó minha alma?

Porque está assim tão perturbada dentro de mim?

Ponha em Deus a sua esperança!

Pois ainda o louvarei; Ele é o meu salvador o meu Deus.

O maior constrangimento é perceber que o homem confia em tudo e todos; mas na Palavra de Deus; sendo esse um dos motivos que a tristeza se aloja na alma humana, em decorrência da sequência de decepções. Isso prova que no processamento de uma depressão, existe um histórico, nada acontece por acaso.

Outro evento que não posso deixar de mencionar, é que: Existe uma escuridão muito densa na alma dos homens, que eles não sabem controlar. Todavia, para vencer essas trevas, é imprescindível lançar toda ansiedade aos pés de Jesus Cristo.

I Pedro 5:7

Lancem sobre Ele toda a vossa ansiedade porque Ele tem cuidado de vós.

Mostra que Jesus está de braços abertos para nos entregar grandes vitórias, basta confiar, porque Ele cuida de cada ser humano segundo a necessidade individual que diferencia cada pessoa.

Finalmente, apresento a prova cabal que Deus nos ama, e livra de qualquer infortúnio que possa surgir na nossa caminhada.

Isaías 41:10

Por isso não temas, pois estou contigo, não te assombres, porque Eu sou o teu Deus, Eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.

Que Deus vos abençoe, rica e abundamente.

Pastor Robson Colaço de Lucena

Visite o portal

www.missaoamerica.com.br