Até que ponto é liberdade?

Ser livre não nos dá o direito de tirar a liberdade de outro, afinal todos somos “livres”.

Então até que ponto posso exercer a minha liberdade sem que isso desrespeite o outro?

Cada um está em uma caixinha, que nós colocamos: por hábitos, ambientes, pessoas, cultura…

Mas no momento em que eu julgo que sou livre porque vivo de tal maneira que o outro não vive, e passo a considerar o outro como “não livre” eu estou “tirando” a liberdade do outro ser o que ele quer.

A liberdade não está em eu fazer o que eu quero sem considerar o outro. Sou livre quando tenho consciência de que o que eu faço influencia na minha forma de viver e de outras pessoas a minha volta, sou livre quando escolho fazer determinada coisa pensando não somente em mim, mas também em não privar o outro da liberdade dele, porque assim como eu tenho direito a escolhas o outro também tem.

Então até que ponto é liberdade?

Como sei que não estou ultrapassando os limites e “privando” o outro.

Como sei que sou realmente livre se preciso pensar no outro?

Porque a liberdade não está em ser individual,

a liberdade está na unidade do todo.

Eu sou, porque você é.

O meu direito não pode tirar o seu, somos livres para escolher nossas ações, mas temos que ter em mente que as consequências são obrigatórias.

Então escolha ser livre todos os dias, até o ponto que a sua liberdade não tire a liberdade do outro.