Um casal unido, mas independente, sob a égide da ‘pascoalidade’ diária.

 

Nós somos um casal muito cabeça porque o nosso Cabeça é Cristo. O Senhor nos liberta quando buscamos a ele de todo nosso coração, um coração voltado para o desejo verdadeiro de ser liberto das algemas do mal, da escravidão dos maus sentimentos, dos ferrolhos das más emoções.

 

Somos um casal independente em que um respeita o arbítrio do outro de modo que podemos nos honrar mutuamente sem precisarmos nos anular na nossa pessoalidade. Por exemplo, o marido não quer amizade com uma pessoa tal, mas a mulher permanece amiga dessa pessoa; a mulher não quer amizade com uma pessoa tal, mas o marido permanece amigo dessa pessoa.

 

Isso nada tem a ver com desonra, em que um cônjuge não honra o outro. Na realidade, tem a ver com o respeito ao arbítrio do outro da mesma forma que se quer ser respeitado. Isso também é honrar o outro. Esses entendimentos são possíveis quando Jesus exerce sobre a vida de cada um o poder que traz consigo sabedoria, discernimento e o princípio da reciprocidade.

 

Estamos no dia da Páscoa que significa a libertação do povo de Deus e neste dia Deus opera em nós o milagre da libertação, pois muitas vezes queremos exigir do outro aquilo que nós mesmos não fazemos; se um faz, o outro tem o mesmo direito de fazer, contanto que esse feito não seja prejudicial a nenhum dos dois. O casal deve estar sob a direção do poder do Espírito Santo, recebendo de Deus a sua instrução, para poderem viver sob o amor de Cristo e ter paz com todos.

 

Eis o sentido da vida em Cristo! A Páscoa da libertação é todos os dias em todas as circunstâncias, não apenas em um único dia do ano. Vivamos esta pascoalidade diariamente e seremos verdadeiros cristãos pelo princípio do respeito ao outro e da aplicação prática consciente de dois princípios bíblicos:

 

“Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês” (Mt 7‬:‭12‬).

 

“Tire primeiro o tronco que está no seu olho e então verá muito melhor para tirar o cisco do olho do seu irmão” (Mt 7‬:‭5‬).

 

¹Pascoalidade: neologismo de Mônica Campello

 

Monica Campello
Enviado por Monica Campello em 18/05/2023
Código do texto: T7791479
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.