Síndrome do Impostor

Síndrome do Impostor

Impostor - É uma pessoa que finge ser o que não é ou se passa por outra.

Estamos em um tempo desordenado, em que as pessoas desejam notoriedade a todo preço, não importa que saia prejudicado; mas, a ordem do dia é promover-se para receber destaque na sociedade. Estão chegando ao extremo, seguindo, imitando e se passando por aquilo que não são, vindo uma carga negativa de infelicidade, depressão e outros males que acarretam em encenarem em um teatro de fantasias e desventuras.

Esse comportamento é tão contundente que está influenciado o âmbito espiritual, de maneira que a fé dessas pessoas tem sofrido grande infortúnio, ao ponto de viverem entregues ao pecado e acreditarem que por pertencer a determinada religião, estão salvas da condenação eterna. A prova da minha citação pode ser provada através de um pequeno exemplo; se chegarmos em qualquer religião sacra ou profana, e perguntamos se os seguidores daquele credo são salvo, automaticamente receberemos a resposta que sim. Independente do sacrifício de Cristo ou aceitação Dele, como salvador significa que os pecadores acreditam em uma redenção em si mesmo, pelas suas obras sociais.

Perceptivelmente, aparece como impostores, se passando como alto justificados sem precisar de um redentor, um ensino completamente diferente do que a Bíblia Sagrada apresenta. Acreditam que por invocar o nome de Deus, sem o menor compromisso, torna-se o suficiente para o perdão dos seus pecados.

Mateus 7:21

Disse Jesus: Nem todo o que diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a minha vontade.

A principal característica de um impostor espiritual é professar a salvação em si, e ao mesmo tempo defender que só alcançará o perdão, aqueles que fazem parte da sua igreja; outros chegam ao caos quando professam que a sua igreja é a certa porque foi deixada por Jesus; quando na realidade não funciona dessa maneira. Isso não vem de agora, tem acontecido desde a Igreja Neotestamentária em Atos dos Apóstolos.

Todos os que sofrem da Síndrome do Impostor (se passa pelo que não são), são mentirosos, inventando regras e limitações para os que lhe acompanha, porque somente dessa maneira poderão estabelecer limites os quais lhe deixará em vantagens em todos os aspecto, apresentando uma grau de santidade acima do esperado, o que é uma verdadeira farsa, pois todas os seres humanos estão sujeitos às mesmas inclinações e pecados. Todavia, uns conseguem suportar as tentações com mais resiliência, e outros cedem com facilidade; de modo que os homens malignos aproveitam essa situação para tirar proveito, se apresentando amáveis, voz suave, aspecto meigo, de modo que envolvem os simples na fé e tira todo proveito financeiro e até mesmo a alma, pois são verdadeiros ministro de Satanás.

II Timóteo 3:13

Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.

A maior cegueira é aquela que o indivíduo não quer enxergar, preferindo viver no engano, mesmo sabendo que está sendo enganado; passando toda existência na mentira chegando ao ponto de morrer nesse engodo. Vejamos dois exemplos simples na nossa história.

Primeiro - Em 12 de abril de 1926, Virgulino Ferreira o Lampião, o cangaceiro nordestino, recebeu o título de “Capitão Legalista do Exército Brasileiro”, vindo essa promoção do deputado Floro Bartolomeu Costa. Uma verdadeira farsa, uma vez que o Exército jamais promoveria um criminoso cangaceiro, e outra esfera essa mentira nunca foi aprovada pelo Congresso Federal, o presidente do Brasil na época Artur Bernardes, não tomou conhecimento do evento. Foi apenas uma maneira de massagear o ego de um assassino.

Segundo - Em 1889, o saudoso Padre Cícero Romão Batista, conhecido como Padre Cícero do Juazeiro, que era coiteiro (apoiava) de Lampião e do cangaço em geral, foi excomungado da Igreja Católica Apostólica Romana, através do Papa Leão XIII, pela farsa do milagre da hóstia, e interagir com o cangaço nordestino. No ano de 2015, o Papa Francisco o perdoou restabelecendo como se nunca tivesse acontecido nada.

O padre mentiu, foi apoiador dos assassinatos, roubos, estupros e violência no Nordeste, vindo depois receber o perdão dos seus crimes após morte, quando na verdade o perdão é concedido em vida.

Hebreus 9:27

E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo.

Quem ensinar de outra maneira estará mentindo e comprometendo a salvação, sendo inspirado pelo diabo que é o promotor de todos os males na face da terra.

João 8:44

Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o começo e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele.

Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.

Enganar os outros é uma coisa; agora mentir para si mesmo é viver uma farsa; se tornando uma pessoa completamente irracional.

O nazista alemão Joseph Goebbels, responsável pela propaganda nazista de Adolf Hitler, disse o seguinte pensamento: “Uma mentira dita muitas vezes, torna-se verdade.” E o resultado é o que vimos através das consequências da segunda guerra mundial, o trauma que causou a humanidade o qual ainda sofremos grandes reflexos.

O mundo pode acreditar em mentiras repetitivas; mas, no reino de Deus não funciona dessa maneira.

Isaías 5:20

Ai dos que usam ao mal chamam bem, e ao bem, mal; que fazem das trevas luz, e da luz, trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!

Estamos diante de uma inversão de valores; um texto que mostra a capacidade maligna dos homens em mudar erroneamente certas situações para se promoverem.

Enfim, estamos vivendo um advento da “Síndrome do Impostor”; na qual muitas pessoas bem intencionadas estão praticando pecados, acreditando no bem maior da humanidade. Mas, de boa intenção, o inferno está superlotado.

Pastor Robson Colaço de Lucena

Ministério Missão América

Assessoria Espiritual