Os impactos da emoção

A emoção é algo determinante na vida de qualquer pessoa, justamente, porque assume no repertório emocional do indivíduo conduzido pelas estruturas cerebrais que compõem o sistema límbico de nosso cérebro, onde há o controle e produção de nossas emoções em sua totalidade, que sao inatas e aprendidas, e que nos acompanham em nossa trajetória de vida no campo existencial dos anos que nos é permitido viver dentro de um determinado grupo sociocultural regidos por regras e normas, constituídas pelos agentes que o integram e contribuem para a formulação de valores e crenças que regem a convivência de maneira consciente baseada nas relações intersociais construídas. Por mais que muitas vezes, somos impulsionados a agir de forma desproporcional e desprovida de uma análise mais consciente, temos a capacidade de avaliar os estragos que essas ações podem ocasionar em nossas vidas, possibilitando uma correção de Itinerários percorridos tal e qual levou-nos a determinar ações imediatas não assertivas e nem um pouco ecológicas, afim de reestruturar um repertório emocional abalado pelas decisões inadequadas produzidas nas relações, capazes de nortear o ser humano rumo a um entrelaçamento correto sem invadir o limite permitido na comunicação.

Essa autoanálise gerida pela parte consciente de nosso cérebro - o córtex pré-frontal, o centro da nossa consciência e de nosso pensamento é fundamental neste trabalho, de redirecionamento dos resultados produzidos, por certas emoções como o medo, a raiva, o amor, etc e, e assim ser capaz de gerenciar melhor o nosso repertório emocional e utilizá-lo com clareza, maturidade, resiliência e sabedoria e promover um cenário social onde reine a paz, a harmonia e o bem- estar para todos na família, no trabalho, na escola, na comunidade, etc.

Gilmar Polese
Enviado por Gilmar Polese em 16/10/2023
Reeditado em 16/10/2023
Código do texto: T7910041
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.