“ O TEMPO CURA “

Às vezes, imagino: quem de nós nunca ouviu a frase: "O Tempo é o melhor remédio"? Certamente, essa "cura" não se assemelha a um remédio, como um "comprimido", criado para esquecer problemas e resolver tudo. Seria incrível ir à farmácia e pedir: "Por favor, preciso de 30 minutos de tempo." Em 30 minutos, esqueceríamos tudo, as lágrimas se transformariam em alívio, e o sorriso demorado apareceria, lindo, livre e solto.

Infelizmente, as coisas não são mágicas, mas também não são tão trágicas quanto querem os pessimistas. Por muito tempo, busquei compreender o significado dessa palavra e seu contexto verdadeiro. Com o tempo, percebi que as feridas da vida cicatrizam, a dor se ameniza, e as alegrias são preservadas. Observando isso, compreendi que o "tempo", que cicatriza, alivia e preserva, é nosso grande aliado.

O Livro Sagrado de Eclesiastes ensina que tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer e morrer, plantar e colher, chorar e rir, prantear e dançar.

A morte desorganiza e entristece, mas o luto tem começo, meio e fim. Nesse processo, a dor se transforma em saudade, e a vida continua com novo significado, pois a vida é cíclica.

Uma parábola budista conta a história de uma mãe que busca trazer o filho de volta à vida. A lição é clara: encarar a morte como parte da existência é crucial. Superar o luto requer enfrentar a dor, não sublimá-la.

A perda altera valores, reduz o medo de errar e destaca a importância da vida. Como disse Sérgio Brito dos Titãs, "Devia ter amado mais, ter chorado mais..." Aceitar os desígnios de Deus e permitir que a vida siga seu curso é essencial.

Todos enfrentarão a tristeza, mas arrastar correntes, persistir na dor, não é aceitável. Quebremos as correntes e sigamos em frente, aproveitando cada segundo, cada minuto que também passará.

O poeta já disse: "Todas as coisas na terra passam; os dias de dificuldade passarão... Passarão, também, os dias de amargura e solidão." Aproveitemos cada momento, pois SONHAR ainda é o melhor remédio contra tristezas e más recordações, rejuvenescendo a alma e fortalecendo o corpo enquanto o tempo passa.

Manoel Lobo

Manoel Rocha Lobo
Enviado por Manoel Rocha Lobo em 17/11/2023
Código do texto: T7933628
Classificação de conteúdo: seguro