Amor ou Temor?

Amor ou Temor?

A maioria das pessoas, especialmente os cristãos fracos, seguem a Deus por medo de irem para o inferno; quando deveriam ser por amor. Podemos ver em diversas passagens Bíblicas, citações comprobatórias que estamos escrevendo.

Mateus 22:37

Disse Jesus: Amará ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma; e de todo teu pensamento.

A questão, é que as pessoas estão buscando ao Senhor, baseando-se em coisa banais, como:

● Ter bens materiais;

● Medo de ir para o inferno;

● Buscando cargo nas igrejas;

● Cura para enfermidades;

● Serem vistas como boas;

● Se promoverem na sociedade e etc.

Acontece essas limitações humanas porque somos interesseiros, calculistas e oportunista, tendo um amor para com Deus, totalmente dissimulado. Uma das mais belas dedicatórias de amor em relação a Deus, foi proferida por “Rabia de Baçorá”, instigando todas as pessoas para uma verdadeira adoração.

“Se te adorar por medo do inferno, queima-me no inferno. Se adorar pelo paraíso, exclua-me do paraíso; mas se adorar pelo que tu és, não esconda de mim a tua face”.

Rabia 800 d.C.

Pensamos que amamos ao Senhor Deus, mas somos fingidos, estamos sempre buscando benefícios para vida material. A realidade é que se Ele não nos amar, em primeiro lugar, estaremos totalmente aniquilados.

I João 4:19

Nós o amamos, porque Ele nos amou primeiro.

Piorando a situação dos pecadores, ainda existem as falsas religiões, disseminando a doutrina do medo, ao invés de pregar o Evangelho, instigam o inferno como um modo de coibir a questão do pecado. Dessa maneira, não temos cristãos com uma vida na piedade, amando ao Senhor; e sim, os que não erram por temor às labaredas do inferno. Apresentam Deus como um guarda rodoviário de plantão, à espreita de irregularidade para penalizar os que atuam irresponsavelmente.

Dentro deste contexto não existe a menor probabilidade de externar um amor genuíno e relacionamento espiritual entre criatura e Criador. Vejamos um versículo que mostra o verdadeiro compromisso com as coisas sagradas.

João 14:15

Disse Jesus: Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.

“A verdade é que tem muitas pessoas com medo de Deus, e um pequeno número dos que o ama”.

Houve um episódio interessante em determinada Igreja evangélica, um membro se dirigiu ao seu pastor, fazendo o seguinte questionamento: “Pastor, é pecado tomar cerveja?” E aquele líder religioso falou que logo após o culto, conversaria com ele sobre o assunto.

Terminado aquela solenidade, o pastor o chamou no gabinete pastoral e falou com rápidas palavras, o seguinte questionamento: “Qual é mais fácil, acorrentar o cachorro ou ensiná-lo?” Aquele membro respondeu que era mais fácil acorrentar.

Moral da história: É mais fácil os líderes religiosos implantarem a corrente do medo, falando nas torturas do inferno; que ensinar o amor de Deus, e aguardar o tempo necessário para que o mesmo flua no coração das pessoas. Lamentavelmente, estamos vivendo esse Evangelho de medo, pressão e intimidação; tendo em vista que pregar a condenação mostrando o inferno como uma metodologia, a qual obriga aos salvos ficarem quietos, aceitando todos os tipos de represália, sem questionar o porquê de determinadas situações. “Alienar é mais prático que esclarecer!”.

O Senhor Jesus, nunca ensinou esse Evangelho de repressão, e sim, o amor de Deus sendo derramado nos corações de todos os pecadores, os tornando adoradores salvos.

Devemos compreender que a dedicação às coisas sagradas deve estar em primeiro lugar, buscando o Reino de Deus e a sua soberania, para que o Espírito Santo atue em todos os aspectos da vida.

Josué 23:11

Por isso dediquem-se com zelo e amor ao Senhor Deus.

Salmos 18:1

Eu te amo, ó Senhor, minha força.

Seja abençoado rica e abundantemente, e o amor às coisas sagradas esteja presente em toda a sua existência.

Pastor Robson Colaço de Lucena

Teólogo

Visite o portal

www.missaoamerica.com.br